• Carregando...

O Rio Grande do Sul saiu na frente com a primeira estimativa oficial sobre a safra 2014/15. O estado espera colher recorde de 14,25 milhões de toneladas de soja — 9% a mais do que os 13 mihões de t de 2013/14. A projeção foi divulgada ontem pela Emater, na Expointer, em Esteio (RS). A área da oleaginosa cresce diante do recuo na lucratividade do milho.

O plantio de soja tende a somar, pela primeira vez, 5,13 milhões de hectares (com 2,8% de expansão). A oleaginosa avança principalmente sobre pastagens de baixo rendimento (62% da área extra). Nos últimos 10 anos, a área dedicada à soja mais do que dobrou na região de Bagé e saltou 243% em Pelotas — no Sul gaúcho, próximo ao Uruguai, onde, além da pecuária, o agronegócio explora a produção de arroz.

Já a área do milho cairá 5,7%, para 876,3 mil hectares, conforme a projeção da Emater. A colheita deve ser de 4,8 milhões de toneladas (com recuo de 11,6%).

Verão

27,65 milhões de toneladas de grãos devem ser produzidos no Rio Grande do Sul na safra de verão, estima a Emater gaúcha. Paraná e Mato Grosso serão os próximos estados a lançar previsões. A primeira estimativa oficial para o país sairá em outubro, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]