• Carregando...

O retorno do sol leva as plantadeiras de volta ao campo no Paraná, para o avanço no cultivo da soja, que deve cobrir 5 milhões de hectares nesta temporada. Depois de uma semana de chuvas, não há previsão de precipitações para os próximos dez dias nas regiões de Cascavel e Toledo, as que fazem frente na implantação das lavouras da oleaginosa no estado.

Rapidamente o estado dobrará a área plantada até agora, que se aproxima de 500 mil hectares. O plantio começou adiantado mas, com a paralisação recente, ficou no mesmo patamar do registrado nesta época do ano passado. Das lavouras semeadas até agora, um terço atingiu a fase de desenvolvimento vegetativo, proporção três vezes maior que a desse mesmo período em 2013. E todas as plantações encontram-se em bom estado, informam os técnicos do do Departamento de Economia Rural (Deral).

Mesmo num ano de preços em queda, o plantio tende a crescer 3%, de acordo com as estimativas do Deral, e render 17,2 milhões de toneladas — 18% de mais do que a colheita 2013/14, que registrou falta de chuva. O crescimento em volume deve compensar com folga a queda na renda, estima o setor.

Tarefa4,5 milhões de hectares ainda precisam ser plantados pelos produtores de soja do Paraná, na maior safra da oleaginosa já cultivada no estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]