Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Soja

Sorriso quer segunda safra de soja para evitar mais prejuízo no milho

Uma saca de soja vale por 5,5 sacas de milho em Sorriso (MT). Essa relação – que normalmente é de 1x2 ou até 1x3 sacas – está estimulando uma prática até agora considerada exceção: o cultivo de duas safras de soja seguidas na mesma área (a segunda delas no lugar do milho safrinha).

A intenção é evitar prejuízo no cultivo de cereal, diante dos preços baixos, na casa de R$ 12 por saca. A soja rende metade do volume de milho por hectare, mas está cotada a mais de R$ 60 por saca em Mato Grosso. A extensão das lavouras de “soja safrinha”, porém, ainda é uma incógnita. A opção envolve riscos como a perda de produtividade no próximo ano e o agravamento dos ataques da Helicoverpa armigera, a nova praga das lavouras.

“Não sei ainda a área, mas a soja de segunda safra é uma realidade”, disse o agricultor Laércio Lenz, presidente do Sindicato Rural de Sorriso, município que mais planta soja no Brasil. A chamada “safrinha” tem sido dominada pelo milho em Mato Grosso, o que ajudou o Brasil a praticamente duplicar a produção do cereal nos últimos dez anos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.