• Carregando...

Umuarama – Um projeto pioneiro, desenvolvido por dez alunos e dois professores do curso de Tecnologia em Alimentos, da Universidade Estadual de Maringá(UEM), câmpus de Umuarama, está criando mais dois produtos derivados da cana-de-açucar: o picolé e o sorvete de massa. O professor Osvaldo Joaquim dos Santos, um dos coordenadores da pesquisa, diz que os picolés já estão prontos para a produção em grande escala e o sorvete está em fase final de análise. Enquanto ajusta o sabor, a universidade providencia a patente da marca.

Segundo Santos, a idéia é oferecer os produtos para reforço na merenda escolar, já que o picolé e o sorvete com melaço têm menos calorias e são mais nutritivos e energéticos. A pesquisa começou em novembro do ano passado e, inicialmente, foi produzido o picolé de melaço.

"É uma delícia", diz o estudante Paulo Pinheiro Neto, 13 anos, que provou o picolé de cana pela primeira vez na semana passada. "A reação é positiva em todas as degustações, a gente aproveita para colher a opinião das pessoas e, se necessário, fazer as alterações no preparo", comenta Osvaldo Santos. Até o próximo verão, a documentação e a pesquisa deverão estar concluídas para que uma empresa possa produzir e distribuir os picolés e o sorvete no mercado. Santos adianta que já existem empresários interessados na produção.

Além de oferecer um produto mais saudável, outro objetivo do projeto, conforme os professores, é agregar valor aos pequenos e médios agricultores, de quem o melaço é adquirido. O custo de produção de cada picolé fica em torno de R$ 0,20 e o preço sugerido para venda ao consumidor é de R$ 0,50. A fórmula completa ainda é mantida sob segredo, mas os tecnólogos adiantam que para cada litro de mistura são utilizados 150 gramas de melaço. Se fosse usar açúcar cristal seria necessário o dobro.

Os estudantes do 3º ano de Tecnologia em Alimentos dizem que os experimentos ajudam na conquista de conhecimentos práticos e ampliam as chances de alcançar, mais rápido, uma vaga no mercado de trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]