• Carregando...
Mercado vê demanda da Etiópia pelo cereal com ceticismo. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Mercado vê demanda da Etiópia pelo cereal com ceticismo.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A Etiópia está procurando 1 milhão de toneladas de trigo, em um dos maiores leilões para a importação do alimento nos últimos anos, conforme enfrenta colheitas locais fracas, associadas ao fenômeno climático El Niño, disseram operadores europeus.

Havia ceticismo no mercado, no entanto, sobre a capacidade logística do país africano, que não possui litoral, para receber uma carga tão massiva, equivalente ao que o país tipicamente importa durante um ano, disseram os operadores nesta quinta-feira (22).

O leilão indicou ofertas de diversas origens, incluindo custos de frete, a serem apresentadas na sexta. A entrega é para quatro meses a partir das compras, que são esperadas para a próxima semana, segundo as fontes.

A Etiópia quer trigo para ser entregue para a vizinha Djibouti, porto que recebe a maior parte das importações do país.

A escala desse último certame reflete em parte o insucesso de uma rodada de licitação em setembro, quando a Etiópia buscou comprar 222 mil toneladas, disseram os operadores.

A Etiópia, que tem uma população de 95 milhões de pessoas, está também enfrentando uma escassez de oferta de grãos da safra local, que foi impactada por chuvas fracas, causadas pelo El Niño.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]