• Carregando...

A próxima safra de inverno no Paraná, que começa a ser plantada em abril, será quase o dobro da temporada anterior. De acordo com relatório divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a produção estadual deve alcançar 4,2 milhões de toneladas, 86% maior em relação à safra 2012/13.

Em área, o acrescimento será de 15%, atingindo 1,4 milhão de hectares. Os índices incluem as culturas do trigo, aveia branca, aveia preta, canola, cevada, centeio e triticale.

O principal destaque entre as atividades de inverno é o trigo. A previsão é que o cereal cubra 1,2 milhão de hectares, aumento de 23% em relação à temporada passada. A estimativa já havia sido antecipada pelo Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo no começo de março – www.www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/noticias/agricultura/trigo/trigo-tera-maior-area-dos-ultimos-10-anos. O potencial de produção, caso as condições climáticas colaborem, é de 3,6 milhões de toneladas, o dobro da última produção.

A motivação dos agricultores para apostar no trigo passa pelos bons preços do produto e pela expectativa de liquidez. Principal país fornecedor do grão para o Brasil, a Argentina tem exportações restringidas pela presidente Cristina Kirchner. O Paraguai também enfrenta escassez, reflexo da forte geada da última safra. Desta forma, o produto brasileiro pode ganhar espaço no mercado nacional.

As demais culturas não são representativas no estado. Nenhuma tem estimativa de produção acima das 200 mil toneladas. Mesmo assim, centeio, canola, aveia branca e aveia preta apresentação projeção de crescimento acima dos 50% em relação à safra anterior.

Já a cevada e o triticate irão manter a produção colhida na temporada passada, 185 mil toneladas e 37 mil toneladas, respectivamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]