• Carregando...

Por determinação do Ministério da Fazenda, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) vai zerar a Tarifa Externa Comum (TEC) incidente sobre a importação de trigo comprado pelo Brasil de fora do Mercosul. A tarifa de 10% será retirada para compra de 1 milhão de toneladas do cereal e valerá até o dia 15 de agosto. A medida deve ser oficializada no Diário Oficial da União de sexta-feira (20).

Em maio, o cenário observado pela Camex era de preços estáveis no mercado interno. Mas dificuldades da Argentina de fazer o suprimento de trigo ao Brasil elevaram a importação do produto norte-americano, aumentando os preços para a indústria moageira. O balanço até agora é de que o Mercosul exportou de janeiro a maio apenas 1,5 milhão de tonelada de trigo para o Brasil. No mesmo período do ano passado, especialmente a Argentina, havia vendido 2,7 milhões de toneladas ao Brasil. Na contramão desse movimento, a importação de trigo dos Estados Unidos saltou de 225 mil toneladas para 945 mil toneladas no mesmo período de comparação.

Fontes do governo revelam que até o mês passado a intervenção era descartada. O Ministério da Fazenda decidiu intervir após demonstrar preocupação com o impacto do preço do produto na inflação. A pressão pela mudança contrariou inclusive uma orientação do Ministério da Agricultura, que sinalizava oferta com a entrada da safra brasileira, a partir de julho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]