• Carregando...

Os vereadores de Maringá aprovaram, na tarde desta terça-feira (10), uma moção de repúdio contra os deputados que votaram a favor do projeto de lei que dá à Exposição Agropecuária de Londrina (ExpoLondrina) o status de Feira Agropecuária Oficial do Estado do Paraná. A moção, que recebeu o aval de todos os parlamentares, será encaminhada ao governador Beto Richa (PSDB), que deverá repassá-la aos deputados estaduais.

Durante o lançamento da feira na última quinta-feira (5), Richa não sancionou o título, mas pareceu se posicionar a favor. O governador disse na ocasião que a ExpoLondrina é uma das maiores feiras do Brasil e efetivamente a maior e uma das mais tradicionais do Paraná, o que também incomodou os parlamentares de Maringá.

O texto do projeto que dá o título à ExpoLondrina, de autoria do deputado estadual Hermas Brandão Junior (PSB), insere a feira no mês de abril de cada ano no calendário oficial do estado e usa, entre outras justificativas, o fato de o evento ser o maior da esfera agroindustrial da América Latina.

De acordo com a redação do projeto, o evento atrai pessoas de todas as regiões do Brasil e do exterior e movimenta milhões de reais todos os anos.

Polêmica

A escolha da Expolondrina como feira agropecuária oficial do estado causou descontentamento em alguns municípios. Os presidentes de Sociedades Rurais de pelo menos 12 municípios ou regiões paranaenses enviaram ao governador uma carta afirmando que instituir a ExpoLondrina como a feira oficial diminui as mais de 20 outras feiras agropecuárias realizadas no estado durante o ano inteiro.

A carta é assinada pelos presidentes das Sociedades Rurais de Maringá, Umuarama, Campos Gerais, Oeste, Noroeste, Toledo, Goioerê, Santo Antônio da Platina, Extremo Oeste, Pato Branco, Guaraniaçu e Palotina. "O projeto é visto pela SRM [Sociedade Rural de Maringá] como um desrespeito", disse em nota Maria Iraclézia de Araújo, presidente da entidade.

O presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Gustavo Andrade e Lopes, disse que prefere esperar pela decisão final do governador sobre o projeto para comentar o assunto. O objetivo de não se manifestar neste momento, segundo ele, seria para evitar mais polêmicas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]