Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Proibição atinge quatro rótulos

Anvisa proíbe comercialização de mais duas marcas de azeite

Anvisa proíbe comercialização de mais duas marcas de azeite.
Anvisa proíbe comercialização de mais duas marcas de azeite. (Foto: Marcelo Andrade / agencia de noticias gazeta do povo)

Ouça este conteúdo

No total, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de quatro marcas de azeite no país. Na terça-feira (20), as marcas afetadas foram Azeite de Oliva Alonso e Quintas D´Oliveira. Nesta quinta-feira (22), mais duas marcas foram proibidas: Escarpas das Oliveiras e Almazara.

A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU), aponta como motivo para a proibição o desconhecimento da origem das duas marcas: Escarpas das Oliveiras e Almazara. Outras irregularidades também foram identificadas pela Anvisa, como ausência de padrões de rotulagem e falta de licenças junto à Anvisa ou ao Ministério da Saúde.

As quatro marcas proibidas nesta semana já haviam sido alvo de operações do governo federal em outubro do ano passado. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, em 2024 a ação ocorreu devido à “composição incerta” dos azeites, além da possibilidade de adulterações ou presença de óleos não declarados nos rótulos.

Dicas do Ministério da Agricultura e Pecuária para adquirir um bom azeite:

  • Desconfie de preços muito abaixo do mercado;
  • Confira a lista de azeites irregulares no site do Ministério da Agricultura e Pecuária;
  • Escolha azeites com data de envase mais recente.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros