• Carregando...
Acumulado de chuvas no último final de semana chegou a 100 milímetros em algumas regiões do Paráná | Jonathan Campos/ Gazeta Do Povo
Acumulado de chuvas no último final de semana chegou a 100 milímetros em algumas regiões do Paráná| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta Do Povo

O Paraná vai amanhecer com temperaturas abaixo de zero e geada nesta quarta-feira (24). De acordo com os meteorologistas, o frio será causado pela chegada de uma massa de ar polar que deve ficar estacionada sobre o estado até o final da semana. O clima põe em risco culturas como trigo, café, cana-de-açúcar e hortifrutigranjeiros, que vão exigir cuidados específicos para evitar quebras.

De acordo com Luiz Renato Lazinski, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a geada deve assolar toda a Região Centro-Sul do Brasil, incluindo os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ele relata que o último registro de uma massa de ar tão forte foi em julho de 2000. “Em anos de neutralidade a possibilidade de ocorrer este tipo de fenômeno é bem maior, pois não existem bloqueios”, aponta.

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), que divulga diariamente o Alerta Geada, indicou que a região Oeste estava exposta ao fenômeno já na madrugada de hoje. O órgão recomendou reforço na proteção aos cafezais, para reduzir o risco de quebras.  “Não só o café como todas as culturas sensíveis ao frio devem ficar expostas”, complementa a meteorologista Angela Beatriz Costa, do Instituto Tecnológico Simepar.

Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista do Instituto Somar, indica que, no caso do trigo, o risco maior é quanto às lavouras que estão em estágio de florescimento ou enchimento de grão. Ele destaca que o impacto maior será na região Oeste do Paraná. “Nas demais regiões as chuvas atrasaram o desenvolvimento das plantas”, afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]