• Carregando...

A edição de hoje do Agronegócio mostra que o estado líder na produção de soja, Mato Grosso, acelera a colheita com previsão de safra cheia. E que a tarefa ganham ritmo também no Paraná. A principal preocupação, nos dois estados que mais produzem grãos, passa a ser o clima.

Essa vulnerabilidade da produção agrícola é constante, seja no inverno ou no verão, e os especialistas consolidam avaliações otimistas para esta temporada. A expectativa é que, dentro de duas semanas, comecem a ser confirmados diagnósticos de safra cheia.

Cumpre-se aí, a primeira e principal etapa da temporada. Mas ainda faltará avançar nas tarefas da fase pós-colheita e na comercialização. Ao mesmo tempo em que expande seu monitoramento da produção, o Agronegócio Gazeta do Povo aprofunda a discussão sobre o mercado. Uma revista especial, que será encartada na edição do próximo domingo, mostra como os analistas estão interpretando o recuo nas cotações em dólar, uma clara reação ao fato de a produção ter alcançado a demanda, com uma vantagem de 62,8 milhões de toneladas em âmbito internacional em 2013/14.

Essa discussão exigiu que a equipe do Agronegócio fizesse um completo levantamento de dados sobre como a produção e as cotações de comportaram nos últimos anos. E buscasse avaliações criteriosas sobre como as mudanças nos fundamentos determinarão a renda do setor.

O aumento da produção nesta temporada, e nas próximas safras, é dado como certo. A informação fica clara em cada incursão da Expedição Safra, que entra em sua segunda semana de viagens pelo Brasil.

A colheita está apenas começando, mas, à medida que o campo define o tamanho da safra e o mercado dimensiona a renda do campo, fica delimitado também o futuro do agronegócio. E as informações e debates, que permitem planejamento e revisões, tornam-se elemento indissociável da atividade rural.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]