• Carregando...

As viagens da Expedição Safra pelas principais regiões produtoras de soja e milho do Brasil têm documentado a contínua ampliação das áreas de plantio, mas não se esperava um aumento tão forte do cultivo da oleaginosa no extremo sul. A edição de hoje do Agronegócio mostra que áreas de várzea estão reformulando todo um sistema de manejo para abrir espaço à sojicultura.

A soja literalmente invade o banhado e chega perto do mar, em regiões que têm de 20 a 50 metros de altitude. E numa velocidade de expansão comparada à de regiões do Cerrado que despontam como as novas fronteiras agrícolas do Brasil.

A produção de arroz nos pampas levou mais de 50 anos para chegar ao padrão de cultura principal. A de soja vem evoluindo rapidamente na última década, com o aperfeiçoamento do manejo ano após ano, e ocupa segunda posição em rentabilidade. A produtividade oscila mais do que em regiões de soja de sequeiro, é verdade, mas as marcas de até 60 sacas por hectare soam como prova de viabilidade, avaliam os agricultores.

Isso ocorre num estado em que a área da soja era tida como consolidada. O Rio Grande do Sul reduz pastagens e avança como terceiro maior plantador da oleaginosa. Com 4,9 milhões de hectares, fica apenas 100 mil hectares atrás do Paraná, o segundo colocado. Não será surpresa se, já em 2014/15, a sojicultura gaúcha chegar a 5 milhões de hectares. E o avanço em produtividade nas várzeas também parece ser questão de tempo.

Além da viabilidade agronômica, a boa fase das cotações – cuja queda em dólar é rebatida pela valorização da moeda norte-americana frente ao real – sustenta esse fenômeno. E por uma razão surpreendente: as regiões dos pampas estão entre as mais privilegiadas do Brasil em logística. A soja sai de fazendas de mais de 10 mil hectares e chega ao Porto de Rio Grande em menos de uma hora. Condição que muitos gaúchos foram buscar no outro lado do país, no Maranhão e no Piauí.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]