• Carregando...
Investimento em tecnologia na cadeia produtiva do leite aumenta produtividade e reduz custos de produção. | Agência Estadual de Notícias/Divulgação
Investimento em tecnologia na cadeia produtiva do leite aumenta produtividade e reduz custos de produção.| Foto: Agência Estadual de Notícias/Divulgação

Dos mais de 370 mil estabelecimentos agrícolas existentes no Paraná, 80% pertencem à agricultura familiar e ocupam três de cada 10 hectares explorados pelo agronegócio no estado. No quadro geral da atividade econômica, no entanto, essa participação não se traduz em condições socioeconômicas favoráveis dessas famílias. Em cerca de 200 mil dessas propriedades, a renda familiar é inferior a dois salários mínimos, muito próximo da linha da pobreza. Sendo que 100 mil não recebem nenhum tipo de assistência.

Os números apontam para uma realidade que reforça e renova a atuação da extensão rural. “Precisamos continuar a investir no desenvolvimento dos municípios e fazer com que o acesso aos mercados seja possível aos pequenos produtores”, defende Joaquim Thomas, engenheiro agrônomo da assessoria de planejamento da Emater. “Com ações planejadas, conseguimos identificar oportunidades, dinamizar as economias regionais e levar mais renda às famílias, num ambiente onde todo o município se desenvolve”, destaca.

119,7 litros

Esta era a média de produção diária por produtor em 2009.

167,7 litros

Foi o quanto assou a ser a produção média diária em 2013.

Nesse sentido, uma das iniciativas do Instituto Emater que mais trouxe resultados nos últimos anos foi o investimento em tecnologia e a inovação na cadeia produtiva do leite. Muitos produtores não tinham conhecimento técnico suficiente para fazer um bom manejo do gado, por isso tinham uma produtividade muito baixa. “Nós intensificamos as práticas utilizadas na pastagem e na criação dos animais para que os produtores pudessem tirar o máximo de suas terras”, comenta o extensionista da região de Cho­­pinzinho Luiz Pasquale.

Airton Marcos Morgenstern é um dos produtores beneficiados pela atuação da Emater na busca por diminuir custos, melhorar o aproveitamento da pastagem e ter mais produtividade. “Eu estava fazendo uma adubação excessiva e errada na minha terra e conseguia obter 2 mil litros de leite ao mês. Com a análise do solo e a correção na utilização do adubo, diminuí os custos e dobrei a produção”, comemora. O Paraná é o terceiro maior produtor de leite do país, sendo essa a grande fonte de renda para muitas propriedades familiares.

Com Iapar e Emater, rendimento do leite cresce 40% no noroeste

Na região de Iporã, noroeste do estado, a 55 km de Umuarama, o trabalho na atividade leiteira é desenvolvido em parceria com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), por meio das Redes de Referências para a Agricultura Familiar. Durante dez anos de análise das propriedades e da produção de leite, chegou-se a uma nova metodologia de apoio e extensão rural específica e personalizada para essa atividade.

Desde 2009, 132 pequenos produtores de leite de 20 municípios integram o programa Leite Mais - Modelo de Assistência técnica de Intensificação Sustentável que promove avanços tecnológicos, econômicos e sociais. As ações visam melhorar a gestão, aumentar a produtividade e incrementar a renda sem impacto ambiental, com práticas de sanidade, pastagem, genética e conforto animal.

Executado pela Cooperativa de Trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Coopermais), o programa conseguiu aumentar a produção média diária por produtor de 119,7 litros em setembro de 2009 para 167,7 litros, em setembro de 2013. “Juntamos conhecimento técnico e uma visão sistêmica da atividade leiteira na região”, comemora Joaquim Rocha Martins, extensionista e engenheiro agrônomo da Emater em Umuarama.

Thomas aponta essas novas iniciativas como fundamentais para superar as grandes mudanças na economia. O papel da assistência técnica já não é o mesmo e deve atuar no fortalecimento da competitividade, com desenvolvimento e mais rentabilidade para a agricultura familiar. “A sociedade precisa entender que se quiser continuar vivendo dentro dos padrões desejáveis, é preciso interiorizar o desenvolvimento e fortalecer os negócios agrícolas e os novos mercados”, finaliza.

“Em todo o mundo, pesquisa agrícola e extensão rural são peças fundamentais e inseparáveis de uma agricultura moderna e sustentável”, destaca Florindo Dalberto, presidente do Iapar. Segundo o dirigente, entre as centenas de realizações conjuntas nas últimas décadas, o programa Leite Mais é um grande exemplo de sucesso. “Além do crescimento de produtividade, as famílias participantes tiveram um grande aumento na renda mensal”, conclui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]