• Carregando...
 |
| Foto:
  • Embarque de soja no Rio Madeira, em Porto Velho (RO). Equipe registrou logística de escoamento da soja do Norte de Mato Grosso após 3,3 mil quilômetros de viagem
  • Colheita de milho em Pato Branco (PR) dá largada à safra nacional de verão.
  • Agricultores participam de rally em Canarana (MT). Quatro etapas do evento, em parceria com a Ceagro Los Grobo, reuniram mais de 400 produtores e técnicos com roteiros também em Goiatuba (GO), Gurupi (TO) e o trecho de Balsas (MA) a Bom Jesus (PI)

Os relatos de perdas na produção de soja e milho de verão foram frequentes durante o ciclo 2012/13. Mas, no final das contas, a safra nacional rende volume surpreendente. Essa aparente contradição surge da capacidade de recuperação das lavouras e deve-se ao peso maior das regiões que produziram bem nas estatísticas, avalia a Expedição Safra Gazeta do Povo, que compartilha na ExpoLondrina os dados consolidados desde setembro, na maior pesquisa de campo em sete anos de estrada.

Embarque de soja no Rio Madeira, em Porto Velho (RO). Equipe registrou logística de escoamento da soja do Norte de Mato Grosso após 3,3 mil quilômetros de viagem

A produção de 81,62 milhões de toneladas de soja é recorde e acrescenta 14,67 milhões à marca de 2011/12 ou 9,11 milhões sobre o antigo teto, de 2010/11, mostram os indicadores do projeto, que percorreu 12 estados no plantio e 14 na colheita. No milho, o volume é de 36,3 milhões de toneladas, muito próximo ao alcançado na última temporada (36,14 milhões. de toneladas).

Mas os altos e baixos da safra 2012/13 não se limitam aos números da produção. Houve ampliação de 4,84% (1,63 milhão de hectares) na área de cultivo de milho e soja. Esse crescimento foi puxado pela expansão das lavouras da oleaginosa, registrada em todos os estados, principalmente no Centro-Oeste (12,9%) e no Centro-Norte (14,2%).

Colheita de milho em Pato Branco (PR) deu largada à safra nacional com boa produtividade

Outro ponto alto: o Sul teve um ano de recuperação. Dois terços do incremento na produção de soja saíram da região, que havia registrado uma das quebras mais expressivas de sua história em 2011/12. Tanto Paraná quanto o Rio Grande do Sul perderam cerca de 5 milhões de toneladas de soja – mesmo volume da quebra norte-americana de 2012/13.

A produção aumentou, mas a infraestrutura não acompanhou essa evolução. Com reportagens sobre logística, a Expedição Safra mostrou que faltou espaço nos armazéns desde o início da colheita. Com nova legislação para o transporte, o frete subiu 50% em Mato Grosso e 30% no Paraná. No interior, terminais de embarque ficaram rodeados de caminhões. Os portos de Santos e Paranaguá, por sua vez, estão cercados de navios.

Agricultores participam de rally em Canarana (MT). Quatro etapas do evento, em parceria com a Ceagro Los Grobo, reuniram mais de 400 produtores e técnicos com roteiros também em Goiatuba (GO), Gurupi (TO) e o trecho de Balsas (MA) a Bom Jesus (PI)

A contribuição da Expedição nas discussões sobre os desafios do agronegócio chegou também ao campo. Em Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí, foram realizados rallies em parceria com a multinacional Ceagro Los Grobo. Comboios de mais de 50 veículos reuniram até 130 produtores em cada estado para atividades de campo e debates.

A Expedição Safra 2012/13 tem programada ainda uma viagem à Índia (veja infográfico), país asiático que tende a ampliar relações comerciais com o agronegócio brasileiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]