• Carregando...

Depois de cinco anos em expansão, o milho de inverno perde área no Brasil. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima o recuo em cerca de 5% (400 mil hectares), para um total de 8,6 milhões hectares. E o setor produtivo prevê que essa inversão ajudará a sustentar os preços durante 2014.

O milho safrinha registrava avanço acima de 1 milhão de hectares por temporada desde a safra 2009/10. A sequência foi freada após recorde de área plantada e colheita, sustentado pelos dois principais estados produtores. Mato Grosso, líder na safrinha, está com 3,1 milhões e o Paraná com 1,9 milhão de hectares. Juntos, reduziram a área plantada em 460 mil hectares. A expansão em outras regiões rebate parte dessa diferença.

A estimativa da Conab é que o inverno renda 43,7 milhões de toneladas, 3 milhões a menos do que em 2013. Essa diferença vem praticamente toda de Mato Grosso. A safra do estado atravessa dificuldades com produtores rebaixando a tecnologia utilizada nas lavouras, plantio fora da janela ideal e muita chuva que obrigou o replantio em algumas regiões.

Geovano Ceratti, consultor em gerenciamento de risco da FCStone, afirma que a redução contribui para o aquecimento do mercado interno. A contenção de grandes volumes de milho dentro do país colabora para cobrança de preços menos pesados para a engorda de frangos, suínos e gado confinado. “O Brasil produziu [nas últimas temporadas] muito mais milho do que pode consumir”, aponta o analista.

Pedro Dejneka, presidente da PHDerivativos Consultoria, de Chicago (Estados Unidos), acrescenta que o mercado tem de procurar equilíbrio na curva de oferta versus demanda. “Com a demanda constante, eventualmente os preços voltarão a patamares vantajosos”, afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]