• Carregando...
 | João Rodrigo Maroni/Gazeta do Povo
| Foto: João Rodrigo Maroni/Gazeta do Povo

A importância da utilização sustentável dos recursos hídricos foi destacada no painel de Tecnologia e Inovação. O Ministro da Economia de Israel, Oded Distel, explicou como o país conseguiu suprir as necessidades do setor produtivo e de sua população, sem prejudicar o meio ambiente. “Nós revertemos esse deficit com a reutilização de água doméstica, conseguindo índices de 90% de aproveitamento. Outro método que utilizamos é a dessalinização, que representa 70% de toda nossa demanda”.

Segundo o ministro, Israel, por vocação e necessidade, precisou investir em tecnologia, principalmente de irrigação. “Foi uma questão de sobrevivência”, conta. “E não foi apenas em agricultura. Todos os setores se modernizaram e evoluíram tecnologicamente. E o mais importante, as tecnologias se complementaram. Na agricultura, aplicamos ferramentas e softwares que foram desenvolvidos para Defesa, para Saúde, por exemplo. Israel tem, atualmente, 1.500 startups, 350 só voltadas para agricultura”, explica.

O Paraná também aplica novas tecnologias. Uma das novidades é a utilização do lodo residual do tratamento de esgoto para uso na agricultura. “Todo agricultor que nos procura para usar esse lodo tem o seu perfil analisado, sendo realizado anteriormente testes para a utilização do material e só então é realizada a aplicação”, explicou a Diretora da Companhia da Companhia de Saneamento do Estado do Paraná (Sanepar), Fabiana Campos. A metodologia permite um aumento na produtividade de até 50% na lavoura, além de beneficiar a retenção de líquido no solo.

Segundo Fabiana Campos, nos últimos dez anos, 277 mil de toneladas de lodo foram utilizadas em lavouras de soja, milho, trigo e outras culturas autorizadas. “São 78 agricultores atendidos. Quando a pesquisa começou, descobrimos que o lodo poderia substituir o calcário, além de conter fósforo e nitrogênio”, conta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]