• Carregando...

“A América do Sul é, sem dúvida, uma provedora líder global de alimentos. Sua participação na produção mundial tem crescido ao longo da última década, praticamente em todas as commodities”. A frase foi destacada pelo canadense Ken Ash, diretor do Departamento de Agricultura e Comércio da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Ash, que fará uma apresentação no 1 º Fórum de Agricultura da América do Sul – CAS 2013, a ser realizado quinta-feira (21) e sexta-feira (22) em Foz do Iguaçu, baseou essa afirmação em números concretos. Ele observou que a região produz atualmente mais de 20% da carne bovina global, mais de 30% de soja e de etanol e pouco mais de 50% da cana-de-açúcar.

Quanto ao crescimento futuro da produção agrícola global, o contexto do crescimento econômico nos países emergentes se somou ao aumento da população mundial. Ash disse que o aumento da renda dos habitantes desses países assegura uma maior demanda de alimentos e combustível. A este respeito, lembra que “um crescimento paralelo na produção não é garantido, mas é certamente o esperado, pois os agricultores respondem às expectativas de preços mais altos”. Na América do Sul, ele espera um crescimento expressivo na produção e nas exportações. “Até 2023, estimamos que a região terá uma participação ainda maior na produção e, principalmente, nas exportações globais”. Atualmente, a região é responsável por mais de 30% do comércio mundial de carnes, 50% das exportações de oleaginosas e mais de 60% da venda de farelo, cita.

Agricultura, desenvolvimento e discussão

Ash foi questionado sobre o papel da agricultura no desenvolvimento econômico e social dos países pobres. “A agricultura é importante em todos os países, mas especialmente nos países menos desenvolvidos. Em algumas nações, dá emprego a mais de 50% da força de trabalho e contribui com mais de um quarto do Produto Interno Bruto. É ainda mais importante em muitas áreas rurais distantes dos centros de consumo”.

Credenciamento

Para a realização do credenciamento da imprensa, é necessário enviar um e-mail para luisfernando@pg1com.com, com nome completo, veículo, endereço e telefone para contato. Os crachás poderão ser retirados no evento.

Sobre

Apesar da América do Sul – em especial dos países que integram o CAS (Conselho Agropecuário do Sul) – ser uma das maiores potências em produção e oferta de alimentos e energia, ainda o bloco não conquistou seu espaço global como protagonista na definição das políticas agrícolas e comerciais que regem o agronegócio internacional. A intenção do fórum é abrir as discussões e servir de palco para que a região se posicione não apenas como fornecedora de commodities agrícolas e outros produtos da agricultura e pecuária, mas como criadora de valor, estratégia e condição ao abastecimento global.

Serviço

1º Fórum de Agricultura da América do Sul – CAS 2013Onde: Hotel Bourbon Cataratas Convention & SPA ResortData: 21 e 22 de novembroMais informações: www.agrooutlook.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]