• Carregando...
 | Christian Rizzi
| Foto: Christian Rizzi

A frase é do ministro de Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Tabaré Aguerre, que falou sobre “A região: produtora sustentável de alimentos para o mundo”, na Conferência de Encerramento do Fórum de Agricultura da América do Sul – CAS 2013, que finalizou hoje em Foz do Iguaçu.

Sobre isso, reforçou que a inserção competitiva dos pequenos agricultores só poderá se fazer com políticas públicas que não devem ser concebidas como um plano social de contenção social. Neste sentido e a propósito da oposição entre agricultura familiar e agronegócio, disse que não há que separar a realidade. A grande oportunidade que tem a região também tem que ocorrer para os pequenos agricultores.

Aguerre identificou os desafios que hoje atrapalham a região na produção agropecuária: intensificação com os cuidados dos recursos naturais, inserção competitiva dos agricultores familiares e preparação para conviver com a mudança climática. Para superá-los, propôs empregar uma estratégia que implique produção de mais alimentos com segurança alimentar e redução da pobreza; minimizar as emissões do efeitoestufa por unidade de produção com agregação de valor e construir resiliência (capacidade de um ambiente retomar suas condições naturais, devido a intervenção humana), reduzindo a vulnerabilidade da mudança climática.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]