• Carregando...

Garantir um crescimento sustentável. No Brasil e no mundo, será esse o grande desafio do agronegócio. Um ambiente que estabelece, na safra 2013/14, um novo divisor de águas. Oferta e demanda invertem suas posições e a taxa de crescimento deve ser maior na produção e menor no consumo. Uma equação que tem impacto direto nas cotações. Mas que, na prática, revela-se um pouco mais animadora. A forte e crescente presença da China, aliada ao surgimento de novos mercados, reserva um alento ao Brasil.

A produção ainda encontra espaço na demanda, além da recomposição dos estoques mundiais, que ficaram comprometidos com o forte revés de uma seca histórica sofrido em 2012 pelos Estados Unidos. Maior produtor de commodities agrícolas do mundo, o país abriu espaço ao expressivo aumento da produção brasileira nos últimos anos. Agora, com a recuperação norte-americana e uma nova safra recorde na América do Sul, tudo será diferente.

Pode ser, inclusive, que a oferta tenha que reduzir o ritmo de crescimento. Não para acompanhar a demanda, mas como condição à sustentabilidade, que envolve metas de expansão, avanço em tecnologia, custos e rentabilidade.

A tendência é avançar. A pergunta que busca resposta é a velocidade desse incremento. Nos últimos cinco anos, por exemplo, a produção brasileira saltou de 135 milhões para 200 milhões de toneladas. São 65 milhões de toneladas adicionais que, entre outras conquistas, consolidaram o país como o maior produtor e exportador mundial de soja.

Em busca do equilíbrio, ajustes serão necessários. O importante é que eles ocorram de forma consciente e planejada. O ano, portanto, será desafiador. Mas nem por isso desanimador. O ciclo ainda é, com certeza, de oportunidade, com preços sustentáveis e câmbio favorável à exportação.

Tudo aponta para um ano mais previsível, o que não é ruim. Ao contrário, o cenário permite mais planejamento, incluindo as metas de ganho de eficiência e competitividade. Uma tarefa que, pela natureza do negócio, só pode ser cumprida com investimento, em infraestrutura e tecnologia. Uma busca constante que avança com iniciativas como o Show Rural Coopavel, espaço que mostra o futuro da produção e abre caminho para os debates em torno de temas como a logística.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]