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 | Jonathan Campos/gazeta Do Povo
| Foto: Jonathan Campos/gazeta Do Povo

O ano é de recuperação para a agricultura?

Depois da quebra pelas estiagens da safra passada, está prevista uma safra normal, com algumas lavouras rendendo mais que o esperado, principalmente as de alta tecnologia de sementes, preparo de solo e manejo. Esperamos receber [na Coopavel] 360 mil toneladas de soja, 20% a mais. No milho, ainda dependemos da safra de inverno. Se o preço chegar a R$ 22 por saca, o plantio não será reduzido como foi previsto. E isso define também a renda de 2014.

Os investimentos em infraestrutura mudam o escoamento?

Colocamos em operação uma estrutura de recepção de cargas frigorificadas junto à Ferroeste em 2013. E está em construção nosso primeiro terminal para recepção de grãos [com espaço para 120 mil toneladas], que entra em operação em 2015. Nossa expectativa, com os parceiros da Cotriguaçu [central que reúne Coopavel, C. Vale, Copacol e Lar, com investimento de R$ 200 milhões nesses projetos] é economizar US$ 1 dólar por saca de soja no embarque por trem. O frete cai de R$ 90 para R$ 60 por tonelada.

As rodovias continuarão sobrecarregadas?

A duplicação da BR-163 em Mato Grosso do Sul vai ampliar o fluxo de veículos no Oeste do Paraná. Os investimentos nas rodovias e ferrovias se tornam uma necessidade. Do Sul de Mato Grosso Sul, será possível percorrer só 200 quilômetros de rodovias e o restante de ferrovia. Queremos ampliar o embarque ferroviário de 800 mil para 4 milhões de toneladas ao ano.

No campo e no Show Rural, o foco é a produtividade?

Desde que a feira começou, em 1989, a produtividade das lavouras de grãos dobrou. Essa é a maior contribuição do Show Rural Coopavel. Criamos uma vitrine para mostrar as tecnologias que são eficientes, estimular o empreendedorismo nas propriedades, melhorar o setor desde o preparo do solo. Neste ano temos 440 expositores, e de 60 a 80 aguardam na fila para entrar nas próximas edições. Vamos ter 200 mil visitas, como em 2013, e movimentar mais de R$ 1 bilhão.

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