• Carregando...
Perto de 14 milhões de brasileiros atuam na produção de carne, leite, hortaliças, grãos e outros alimentos da agricultura familiar. |
Perto de 14 milhões de brasileiros atuam na produção de carne, leite, hortaliças, grãos e outros alimentos da agricultura familiar.| Foto:

O Agronegócio Gazeta do Povo inicia a safra 2015/16 com imersão pelo setor que produz 70% dos alimentos consumidos no país. Em sua primeira edição, a Expedição Agricultura Familiar vai desvendar o universo do cultivo e da gestão de pequenas e médias propriedades rurais, bem como a realidade socioeconômica do sistema que se tornou referência internacional de distribuição de renda. Serão ao todo seis semanas de viagens, a partir do próximo fim de semana.

O projeto técnico e jornalístico envolve um grupo de 12 técnicos e jornalistas, que vai percorrer 20 polos de produção, viajando 15 mil quilômetros em seis estados. O trabalho de campo começa dia 21 de setembro, no Rio Grande do Sul, onde a incursão irá até Canguçu, município com o maior número de minifúndios do país (14 mil).

Na sequência, serão visitados redutos da agricultura familiar de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia. Serão detalhados polos de produção de hortaliças, frutas, grãos, aves, suínos, café, cacau, vinho, queijo, entre outros.

A iniciativa vai resultar em um diagnóstico dos principais segmentos. O material será publicado em reportagens impressas, vídeos, documentário, exposição fotográfica e relatório técnico (anuário). O resultado do trabalho será ainda tema de conferência temática durante o 3.º Fórum de Agricultura da América do Sul, que ocorre nos dias 12 e 13 de novembro, em Curitiba.

Com o propósito de envolver a sociedade organizada, em cada estado visitado será promovido o seminário “Tendências da Agricultura Familiar no Século 21”. “Vamos levantar informações e, ao mesmo tempo, abrir debates sobre questões decisivas para o agronegócio familiar, que se especializou e continua evoluindo desde as bases de cada cadeia de produção”, afirma o coordenador do projeto, Giovani Ferreira.

Perto de 14 milhões de pessoas fazem parte da agricultura familiar no país. Nesta primeira edição, sob o tema “A Revolução Silenciosa e Sustentável da Agricultura Brasileira”, as equipes vão do Sul ao Nordeste para mostrar como o segmento têm gerado emprego e renda regionalmente, quais os desafios da produção e distribuição de alimentos in natura e o potencial de expansão dos principais setores.

A agricultura familiar produz mais de 50 tipos diferentes de alimentos e se converte em base de apoio para a agroindústria. Em outra frente, busca abrir caminho na exportação de produtos que vão da erva-mate à soja orgânica. Questões como campo de atuação, acesso a mercados externos, política de crédito rural, influência nos índices de desenvolvimento tornam-se pontos chave nesse processo.

Apoiam a Expedição Agricultura Familiar: o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), a Souza Cruz, o Sicredi e a Toyota do Brasil.

Viagem pela internetA Expedição Agricultura Familiar 2015 pode ser acompanhada pelo site www.agrifamiliar.com.br, onde serão concentrados textos informativos diários, fotos e vídeos e já podem ser conferidos o roteiro e dados das regiões a serem percorridas

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]