• Carregando...
Seminário no Rio Grande do Sul reuniu dezenas de profissionais de toda a cadeia produtiva da agricultura familiar. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Seminário no Rio Grande do Sul reuniu dezenas de profissionais de toda a cadeia produtiva da agricultura familiar.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O projeto técnico-jornalístico Expedição Agricultura Familiar, do Agronegócio Gazeta do Povo, chega nesta semana ao Mato Grosso do Sul. Depois de abordar 12 cadeiras de produção na Região Sul do país, a equipe vai mostrar a dedicação de famílias rurais sul-mato-grossenses à produção de alimentos como a mandioca. O setor se estrutura também como fornecedor de hortaliças e frutas aos centros urbanos, que se expandem justamente com a força do agronegócio como um todo. O roteiro irá somar 2,5 mil quilômetros de estradas.

No dia 16 de outubro, a capital sul-mato-grossense, Campo Grande, recebe também o seminário “Tendências da Agricultura Familiar no século XXI”, que reunirá produtores, técnicos e demais interessados no tema. O evento será no auditório da Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso do Sul (OCB-MS), a partir das 14 horas, e os interessados em participar devem enviar um e-mail de confirmação para rvsp@gazetadopovo.com.br até 13/10.

Paraná

Na terceira semana de diagnósticos, a Expedição Agricultura Familiar teve o Paraná como destino. A equipe de técnicos e jornalistas percorreu 2 mil quilômetros pelo estado e identificou novas cadeias de negócios que estão se estruturando. No município de Rio Azul, na região Centro-Sul, a sondagem de campo averiguou a produção de amora e framboesa que viram geleias, sucos e doces. Em Saudade do Iguaçu, um inusitado condomínio reúne quatro famílias para a produção de uva, madeira e, principalmente, leite.

Iniciada no último dia 21 de setembro, a Expedição Agricultura Familiar viaja 15 mil quilômetros em seis estados para mostrar como o segmento, que produz 70% dos alimentos consumidos no Brasil, tem gerado emprego e renda regionalmente. Além disso, os desafios da produção e distribuição de alimentos in natura e o potencial de expansão dos principais polos em atuação são outros assuntos abordados.

Apoio

Apoiam a Expedição Agricultura Familiar: o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), a Souza Cruz, o Sicredi, a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e a Toyota do Brasil.

Sobre a Expedição Agricultura Familiar

A Expedição Agricultura Familiar é um projeto do Agronegócio Gazeta do Povo criado para investigar a revolução silenciosa e sustentável da agricultura brasileira. Consiste em um levantamento técnico-jornalístico que percorre seis estados brasileiros – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia – para traçar um diagnóstico do setor que está mudando a realidade do campo e é o principal responsável por abastecer as regiões urbanas do Brasil.

Mais informações: www.agrifamiliar.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]