• Carregando...
Com passagens pelas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), projeto visitou o sertão nordestino na última semana . | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Com passagens pelas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), projeto visitou o sertão nordestino na última semana .| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Depois de rodar mais de 15 mil quilômetros por seis estados brasileiros, a Expedição Agricultura Familiar encerra a edição de 2015 com um roteiro pelas cadeias produtivas de queijo e café em Minas Gerais, com paradas nos municípios de Piumhi e Três Pontas. A equipe também fará paradas estratégicas para visitas pontuais a propriedades localizadas pelo percurso.

Ao longo de cinco semanas de estrada, a Expedição Agricultura Familiar, um projeto técnico-jornalístico de iniciativa do Agronegócio Gazeta do Povo, já passou pelos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Bahia, com sondagens de campo pela produção de mais de 20 alimentos característicos da agricultura familiar. O trabalho registra também a relação dos produtores agrofamiliares com a agroindústria e a sustentabilidade da produção por meio das pequenas propriedades.

Nordeste

Com passagens pelas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), a Expedição Agricultura Familiar visitou o sertão nordestino na última semana para verificar de que maneira a agricultura familiar tem se expandido pelo Nordeste brasileiro, que reúne perto de 1,5 milhão de produtores, mesmo em regiões de condições inóspitas. Como o grande desafio é o de viver sem chuvas, alternativas como poços artesianos ou bombeamento do Rio São Francisco são importantes para que haja irrigação das pequenas produções.

A região recebeu também a última edição do seminário “Tendências da Agricultura Familiar no Século XXI”, que contou com a participação de dois representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Para Fernando Soto Baquero, que representa a FAO no México, o evento mostrou a maturidade do setor produtivo, uma vez que contou com bastante foco nas políticas agrícolas. A opinião foi corroborada pelo representante brasileiro da instituição, Valter Bianchini, para quem a troca de informações foi o ponto alto do seminário.

Apoio

Apoiam a Expedição Agricultura Familiar: o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), a Souza Cruz, o Sicredi, a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e a Toyota do Brasil.

Sobre a Expedição Agricultura Familiar

A Expedição Agricultura Familiar é um projeto do Agronegócio Gazeta do Povo criado para investigar a revolução silenciosa e sustentável da agricultura brasileira. Consiste em um levantamento técnico-jornalístico que percorre sete estados brasileiros – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco – para traçar um diagnóstico do setor que está mudando a realidade do campo e é o principal responsável por abastecer as regiões urbanas do Brasil.

Mais informações: www.agrifamiliar.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]