• Carregando...
Camionete da Expedição passa por processo de higienização antes de entrar em uma granja. | Giuliano Gomes / Gazeta Do Povo
Camionete da Expedição passa por processo de higienização antes de entrar em uma granja.| Foto: Giuliano Gomes / Gazeta Do Povo

Foz do Iguaçu -- O Agronegócio Gazeta do Povo lançou oficialmente a 2ª edição da Expedição Avicultura nesta sexta-feira, 24 de outubro, em Foz do Iguaçu, durante o Workshop da Avicultura Paranaense 2014, realizado pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar). O roteiro teve início há duas semanas e já foram percorridos mais de três mil quilômetros. Na primeira semana, a equipe visitou regiões que concentram indústrias avícolas independentes. Na segunda parte do roteiro, a equipe percorreu a região Oeste, onde a cadeia da avicultura está baseada no sistema cooperativista, em um roteiro que finaliza com o lançamento oficial do projeto em Foz do Iguaçu.

Cautela

O roteiro começou com passagem pelos Campos Gerais e seguiu até o Norte do Paraná, percorrendo os municípios de Castro, Jaguapitã, Maringá, Joaquim Távora, Ivaiporã e Arapongas. Nessas regiões, as principais constatações foram que, apesar do mercado ser promissor, trabalha-se com cautela para garantir uma margem de segurança nas operações, principalmente porque os indicadores apontam desaceleração na economia do país. “Estão sendo feitos grandes investimentos em tecnologia nos aviários da região, o que traz vantagem competitiva na produção de frangos maiores em menos tempo. As indústrias e os produtores estão preparados para atender as demandas interna e externa, mas sem correr o risco de uma produção excessiva”, pontou Igor Castanho, integrante da Expedição Avicultura.

Roteiro

Também foram visitados os municípios de Cafelândia, Cascavel, Palotina, Marechal Candido Rondon, Santa Helena e Medianeira. Nessas localidades a Expedição conferiu como estão organizadas as cooperativas. “Nos sistemas integrados às cooperativas, a avicultura é parte de um complexo agroindustrial que transforma proteína vegetal em proteína animal. Para as novas indústrias, que estruturam redes próprias de produção, a sustentação do negócio em si mesmo torna-se decisiva”, destaca o coordenador do projeto, Giovani Ferreira.

Nas duas semanas seguintes, o projeto vai percorrer a zona produtiva que vai do Sudoeste do Paraná ao Oeste de Santa Catarina, e também os portos que mais exportam carne de frango. “Trata-se de um corredor de grandes indústrias, que exige uma malha de produção cada vez mais intensa. Os desafios portuários serão debatidos com passagem também pelo Porto de Paranaguá”, lembra Ferreira.

Sobre a Expedição Avicultura 2014Em sua segunda edição, a Expedição Avicultura é uma iniciativa do Agronegócio Gazeta do Povo, que detém o know-how e a capilaridade da Expedição Safra, projeto realizado há oito temporadas, e nesta edição conta apoio do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), do Sicredi e do Banco do Brasil, das cooperativas Copacol, C. Vale, Coopavel, Lar e Copagril e do Grupo GTFoods.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]