• Carregando...
Equipe participou de reuniões com representantes de todos os elos da cadeia produtiva na Índia | Albari Rosa / Gazeta Do Povo
Equipe participou de reuniões com representantes de todos os elos da cadeia produtiva na Índia| Foto: Albari Rosa / Gazeta Do Povo

A incursão à Índia encerra oficialmente o roteiro da Expedição Safra Gazeta do Povo na temporada 2012/13. Com esta segunda viagem à Àsia, o projeto acumula na bagagem visitas a 10 países em três continentes.

O roteiro periódico é cumprido todos os anos no Brasil, Argentina e Paraguai (América do Sul) e Estados Unidos (América do Norte). A partir do ciclo 2010/11, a Expedição também estabeleceu percursos extraordinários, que passaram pela Alemanha, Holanda, Bélgica e França (Europa), China e Índia (Ásia).

Em sete anos, técnicos e jornalistas já rodaram mais de 300 mil quilômetros, dentro e fora da porteira, para ouvir todos os elos da cadeia produtiva, revelando tendências do setor.

Na safra 2013/14, um novo continente será desbravado. Uma sondagem na África reforçará o compromisso do levantamento técnico-jornalístico do Agronegócio Gazeta do Povo em discutir os mercados potenciais da produção agrícola brasileira e da América do Sul.

Assim como China e Índia, o destino extraordinário do ano que vem apresenta grande potencial no comércio bilateral com o Brasil, num viés de desenvolvimento econômico e social com uma extensa pauta para acordos comerciais nas áreas de transferência de tecnologia a diversas cadeias produtivas do agronegócio de ambos os países.

Sem tecnologia, mas com grandes extensões de áreas passíveis de incorporação à agricultura, o continente está sendo praticamente ‘loteado’ pelo capital estrangeiro. A presença do Brasil ainda é tímida, pouco agressiva, mas talvez a que mais possa colaborar com o desenvolvimento africano, a considerar interesses e similaridades de países da faixa tropical, de questões econômicas a demandas sociais.

A Expedição Safra 2012/13 teve início em setembro do ano passado. O trabalho se estendeu por cerca de 11 meses, do plantio à colheita, nas diferentes regiões e calendários agrícolas do Brasil e dos países que fizeram parte do roteiro. Contou com apoio da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Ministério da Agricultura (Mapa). Celebrou ainda parcerias com o grupo Ceagro, Governo do Paraná, Caixa, New Holland, UPL, Monsanto, Seara Agroindustrial e Toyota do Brasil.

Nos 11 dias que permaneceu em solo indiano, a Expedição percorreu em torno de 2 mil quilômetros, visitou portos, propriedades rurais, agroindústrias, entidades e órgãos públicos e privados de representação do agronegócio. A equipe foi composta por jornalistas da Gazeta do Povo, da revista Globo Rural, de técnicos da Ocepar, do grupo Ceagro e da UPL Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]