• Carregando...
A agricultora Celi Mattei acompanha plantio em Coxilha, na região de Passo Fundo, um ano após falta de água no enchimento dos grãos.

A notícia da chegada de 50 mm de chuva para as regiões de cultivo de grãos do Rio Grande do Sul — que deve se concretizar nos próximos dias — fez com que os produtores gaúchos acelerassem a colheita de inverno e o plantio de verão. Eles tentam evitar perdas no trigo e na cevada e aproveitar a umidade para a germinação da soja.

Toda a área do milho já foi plantada e vem se desenvolvendo bem. Apesar das previsões de irregularidade climática, a expectativa é que o quadro se repita para a soja. Quanto mais cedo for o plantio, a partir de agora, menor a chance de seca.

Nos 45 municípios da região de Santa Rosa (Noroeste), por exemplo, a semeadura da oleaginosa avançou de 10% para 30% dos 674 mil hectares previstos na última semana, avalia o assistente técnico da Emater Gilmar Vione. A intenção geral é ultrapassar os 2,4 mil quilos por hectare da última temporada.

As regiões produtoras de grãos do Rio Grande do Sul têm apresentado variação climática maior e quebras mais frequentes do que as dos outros. Mas neste ano o clima têm sido normal, relata a agricultura Celi Mattei, que monitora 1,5 mil hectares de soja e 300 hectares de milho em Coxilha, na região de Passo Fundo. “No ano passado, faltou água justamente no enchimento dos grãos”, relata.

A Expedição Safra segue viagem por Santa Catarina. Continue acompanhando o roteiro Sul.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]