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Duplicação entre Naviraí e Dourados, no Sudoeste de Mato Grosso do Sul. | Foto: Jonathan Campos/gazeta Do Povo
Duplicação entre Naviraí e Dourados, no Sudoeste de Mato Grosso do Sul.| Foto: Foto: Jonathan Campos/gazeta Do Povo

O agroneogócio está se preparando para tráfego lento e engarrafamentos no transporte da safra 2014/15 de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul pela BR-163, a principal rodovia de escoamento de grãos do país. Obras de reforma e duplicação exigem paradas nos dois estados e nos dois sentidos.

A Expedição Safra Gazeta do Povo percorre MS e MT numa viagem de 6 mil quilômetros e constata que será necessário cuidado extra. O risco de acidentes aumenta e, mesmo na entressafra, a disputa por espaço entre caminhões e veículos menores ocorre a todo momento.

A comercialização lenta do milho e da soja alivia o movimento neste momento, um quadro que tende a mudar com a pressão da colheita de soja, a partir de janeiro. As empreiteiras devem reduzir as obras nos meses de maior tráfego, mas não há tempo para conclusão de todas as intervenções necessárias.

As obras de duplicação vão se tornar rotina não só nesta safra. Estão apenas começando e os primeiros ficarão prontos no ano que vem. A duplicação dos 850 quilômetros de Mundo Novo a Sonora, em Mato Grosso do Sul, deve ser concluída em 2018. Hoje, só 29 quilômetros têm pista dupla.

 

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