O agroneogócio está se preparando para tráfego lento e engarrafamentos no transporte da safra 2014/15 de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul pela BR-163, a principal rodovia de escoamento de grãos do país. Obras de reforma e duplicação exigem paradas nos dois estados e nos dois sentidos.
A Expedição Safra Gazeta do Povo percorre MS e MT numa viagem de 6 mil quilômetros e constata que será necessário cuidado extra. O risco de acidentes aumenta e, mesmo na entressafra, a disputa por espaço entre caminhões e veículos menores ocorre a todo momento.
A comercialização lenta do milho e da soja alivia o movimento neste momento, um quadro que tende a mudar com a pressão da colheita de soja, a partir de janeiro. As empreiteiras devem reduzir as obras nos meses de maior tráfego, mas não há tempo para conclusão de todas as intervenções necessárias.
As obras de duplicação vão se tornar rotina não só nesta safra. Estão apenas começando e os primeiros ficarão prontos no ano que vem. A duplicação dos 850 quilômetros de Mundo Novo a Sonora, em Mato Grosso do Sul, deve ser concluída em 2018. Hoje, só 29 quilômetros têm pista dupla.
-
Cármen Lúcia deve seguir linha de Moraes à frente do TSE; analistas esperam restrições nas redes
-
O que Barcelona fez após tragédia em 1995 para evitar novas inundações e mortes
-
Em meio à tragédia, RS ainda sofre com casos de violência que aumentam o caos
-
Evento climático coloca Rio Grande do Sul na lista das maiores tragédias do país
Deixe sua opinião