• Carregando...
Plantio de soja em Sertão, na região de Passo Fundo. Umidade é considerada adequada e há previsão de mais chuva ainda nesta semana. | Fotos: Hugo Harada/gazeta Do Povo
Plantio de soja em Sertão, na região de Passo Fundo. Umidade é considerada adequada e há previsão de mais chuva ainda nesta semana.| Foto: Fotos: Hugo Harada/gazeta Do Povo

Com a semeadura do milho praticamente encerrada, o Rio Grande do Sul planta os primeiros 10% das lavouras de soja com umidade no solo e previsão. A Expedição Safra acompanha o trabalho dos produtores no Noroeste do estado, num ano em que os gaúchos mostram-se dispostos a cultivar uma área sem precedentes, de pelo menos 5 milhões de hectares.

A expansão deve ocorrer graças à adição de áreas de pastagens -- concentradas no Sul -- à agricultura. Na tradicional região da soja e do milho, há pouco espaço para incremento. O produtor Osvandré Piovesan, de Sertão, na região de Passo Fundo mantém 70 hectares para a oleaginosa e 20 para o cereal e pretende concluir o plantio dentro de um mês. "A previsão de chuva é mais animadora do que a própria umidade que temos no solo", aponta.

A equipe da Expedição que percorre o Sul do país segue nesta semana em viagens pelo Rio Grande do Sul e por Santa Catarina. A intenção é acompanhar o início do plantio nesses estados e conferir as expectativas do setor. Acompanhe a viagem pelo Diário de Bordo.

Plantadeiras estão cobrindo de sementes áreas que ainda preservam grossa camada de palha do inverno.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]