Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Temporada 2016/17

Expedição percorre região Sul e Matopiba

Ao longo das próximas semanas, equipe passará por seis estados, começando por Santa Catarina e Rio Grande do Sul ; equipe chega à reta final da etapa de plantio

Até agora, a expedição já passou por quatro estados: PR, MS, MT e GO, além dos EUA. | Felipe Rosa/TRIBUNA DO PARANA
Até agora, a expedição já passou por quatro estados: PR, MS, MT e GO, além dos EUA. (Foto: Felipe Rosa/TRIBUNA DO PARANA)

A Expedição Safra deu início, nesta semana, ao terceiro roteiro da temporada 2016/17. A equipe de técnicos e jornalistas já está na estrada e, até o fim de dezembro, vai passar pelos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), para acompanhar o andamento do plantio nestas regiões.

Na primeira perna do roteiro, em SC e RS, a expectativa é ver de perto e entender de que forma o clima, vilão da última safra, está interferindo na semeadura das lavouras neste ano, sobretudo para os agricultores gaúchos. O estado é o terceiro maior produtor de grãos do país, atrás, apenas, do Paraná e de Mato Grosso.

“A última safra lá foi boa, mas é um dos estados que mais sofrem com o clima. Neste ano, o plantio da soja está atrasado por causa do excesso de chuvas e a Expedição está indo até lá conferir de perto como está a situação atualmente”, salienta o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo, Giovani Ferreira.

O analista de mercado da FC Stone, Fábio Rezende, conta que, nos últimos dias, o tempo colaborou um pouco mais e a semeadura avançou, está em torno de 50% da área prevista para a oleaginosa. “Quando chegarmos lá, esperamos que o plantio esteja em 60%”, diz. “As previsões climáticas para os próximos dias são boas, devemos ter mais chuvas, o que será favorável neste início de safra”, acrescenta.

No caso do milho, cultura bastante representativa para o Rio Grande do Sul, Rezende afirma que área semeada está próxima a 85% do total. “Queremos saber como estão as vendas. O ritmo está mais lento do que no ano passado, quando os produtores haviam comercializado bastante, mas houve uma quebra. Há uma preocupação”, ressalta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.