i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Expedição Safra

Expedição Safra estima produção de 220 milhões de toneladas de grãos

Segundo dados do projeto técnico-jornalístico, o país deve colher safra cheia; expectativa é potencializada pela expansão da área destinada à soja

  • PorGabriel Azevedo
  • 13/12/2017 13:53
Na temporada 2017/18, serão semeados 35,04 milhões de hectares, 4,45% a mais que no ciclo passado. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Na temporada 2017/18, serão semeados 35,04 milhões de hectares, 4,45% a mais que no ciclo passado.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

O Brasil deve colher 220 milhões de toneladas de grãos na temporada 2017-18. O desempenho será puxado principalmente por soja (115,02 mi t) e milho (90,15 mi t), conforme aponta levantamento inicial da Expedição Safra.

Na temporada 2017/18, serão semeados 35,04 milhões de hectares, 4,45% a mais que no ciclo passado. “Os índices de plantio já se aproximam de 100% em todo o país, mesmo com alguns atrasos por conta da falta de chuva. Houve umidade suficiente para que os produtores recuperassem o ritmo de semeadura e a expectativa é que as produtividades médias fiquem próximas às observadas no ciclo anterior”, avalia o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira.

A expectativa é de safra cheia, potencializada, no caso da soja, pelo ganho em área na comparação com a temporada 2016/17. Para o milho verão, a projeção é de queda pela redução drástica da extensão dedicada ao cereal em importantes estados produtores, como o Paraná, cuja redução beira os 30%. No caso da safrinha, embora o plantio da soja não esteja mais atrasado, dificilmente os produtores conseguirão adiantar a semeadura e escapar da fase de riscos climáticos (secas ou geadas), como na campanha 2016/17. Ainda assim, a produção será compensada pelo aumento de área. A expectativa é de que o Brasil encerre o ciclo com 29 milhões de toneladas de milho verão e 61,2 milhões de toneladas de milho safrinha.

Roteiro

O projeto técnico-jornalístico abre os roteiros de campo esta semana, com visitas às principais regiões produtoras do Paraná. Ao longo da temporada, a equipe de técnicos e jornalistas da Expedição Safra vai percorrer 13 estados e a América do Sul, com incursões pela Argentina, Paraguai e Uruguai.

Sobre a Expedição Safra

A Expedição Safra faz um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. Em sua 12ª temporada, o projeto percorre 12 estados brasileiros nas etapas de plantio e colheita.

Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a equipe realiza roteiros extraordinários, com incursões à Alemanha, Holanda, Bélgica, França, China, Índia, Israel, Rússia e ao Canal do Panamá. A Expedição Safra é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Sementes Castrolanda, Agrotech, Alta, Expo Londrina, CREA-PR, Rumo, Integrada, C.Vale, CME Group, FAEP, Ocepar, Groupe Renault.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.