• Carregando...
 | Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
| Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

País de menos de sete milhões de habitantes e com forte presença de expatriados brasileiros em sua produção agrícola, o Paraguai trabalha para escoar não somente as 10,3 milhões de toneladas de soja que produz a cada verão, mas aposta em sua posição geográfica estratégica para ser tornar um hub do escoamento de riquezas no continente sul-americano.

Nas últimas semanas, a Expedição Safra do Agronegócio da Gazeta do Povo, em sua 13ª edição, visitou produtores e técnicos no Paraguai para conferir o andamento das lavouras e as perspectivas de produção do ciclo atual. Por lá, ainda subsiste a prática agronômica desaconselhável de plantar soja safrinha.

Conversamos com produtores que se arriscaram no cultivo de soja sobre soja e hoje estão arrependidos. Encontramos, também, um engenheiro brasileiro que toca o trecho de uma das principais obras de infraestrutura do país, a rodovia chamada de Corredor de Exportação, de 147 km, que começa a ser construída em paralelo ao Rio Paraná.

No outro lado do país, no porto de Concepción, ao lado do Rio Paraguai, os operadores estão ávidos para embarcar soja do Centro-Oeste brasileiro. E do sul do Paraguai contamos a história dos alemães que imigraram do Brasil e lá construíram uma cooperativa que fatura R$ 1,5 bilhão.

Confira, nos links, cada uma dessas histórias.

Alemães que trocaram o Brasil pelo Paraguai impulsionam economia do país vizinho

Paraguai constrói corredor de exportação que pode apoiar escoamento da safra brasileira

Soja safrinha, a tentação que derruba muitos agricultores no Paraguai

Hidrovias do Paraguai entram na disputa por 10 milhões de toneladas de soja brasileira

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]