• Carregando...
Exportações de soja no Porto de Paranaguá bateram 15 milhões de toneladas em 2018, quase 30% do total  enviado a outros países. | Ivan Bueno/APPA
Exportações de soja no Porto de Paranaguá bateram 15 milhões de toneladas em 2018, quase 30% do total enviado a outros países.| Foto: Ivan Bueno/APPA

Com a participação de 70% em produtos do agronegócio, o Porto de Paranaguá confirmou nesta sexta-feira (28) que acaba de bater um novo recorde na movimentação de cargas: foram 52,26 milhões de toneladas em 2018. O recorde anterior, de 2017, era de 51,5 milhões de toneladas.

Os números levam em conta tanto exportação quanto importação e devem aumentar ainda mais até a próxima segunda-feira, chegando a 52,6 milhões de toneladas no ano. O valor é quase 15% a mais que 2013 - quando alcançou 46,1 milhões de toneladas - e supera em mais de um milhão de toneladas o valor movimentado em 2017.

A diretoria do porto considera que o crescimento do terminal se deve à safra recorde de grãos e aos investimentos no porto.

“Este desempenho foi possível devido a melhoria das condições operacionais do porto. A eficiência, com ganho de produtividade, é resultado de investimentos públicos na ordem de R$ 964 milhões e outros R$3 bilhões em aportes da iniciativa privada”, avalia o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Lourenço Fregonese.

Exportações de soja: Porto de Paranaguá

Ao todo, foram 33,4 milhões de toneladas de produtos exportados no Porto de Paranaguá, liderados pela soja: exportação de 15 milhões de toneladas - 29% do total exportado. Também foram exportadas 5,4 milhões de toneladas farelo de soja, 3,3 milhões de toneladas de açúcar, 1,8 milhão de congelados e 1,2 milhão em celulose.

Em relação às importações, chegaram ao país 19 milhões de toneladas. A importação de fertilizantes para o Brasil via Porto de Paranaguá foi o carro chefe: 10 milhões de toneladas movimentadas . Após, aparecem combustíveis e óleos minerais, com 3,7 milhões de toneladas, o álcool etílico, com 870 mil toneladas, e o malte e a cevada, com 367 mil toneladas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]