• Carregando...
Ataque de percevejos é uma das principais pragas da soja
Ataque de percevejos é uma das principais pragas da soja| Foto: Arquivo / Gazeta do Povo

Durante a 37ª Reunião de Pesquisa de Soja que acontece nesta semana (26 e 27/06), em Londrina, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária faz o lançamento da Tecnologia Block, uma linha de cultivares de soja com o dobro de tolerância ao ataque de percevejos.

A nova tecnologia da Embrapa não dispensa o uso de inseticidas, mas permite uma melhor convivência com os insetos que sugam as vagens e os grãos. Segundo o pesquisador Carlos Arrabal Arias, líder de melhoramento genético de soja da Embrapa, o nível tolerável de percevejos atualmente é de dois insetos por pano de batida. A técnica do pano de batida consiste em estender um pano de um metro quadrado na entrelinha da soja e chacoalhar as plantas para ver o número de insetos que caem. A nova cultivar consegue suportar pelo menos o dobro de percevejos, sem afetar a produtividade.

“A vantagem dessa tolerância é que o produtor pode aguardar mais tempo para realizar a pulverização com inseticidas, o que além de reduzir custos ainda mantém a presença dos agentes de controle biológico no campo, favorecendo o controle natural da praga, pela integração de táticas do Manejo Integrado de Pragas, como o controle biológico e a tolerância da soja aos percevejos”, diz a pesquisadora Clara Beatriz Hoffmann Campo.

A primeira cultivar de soja com a tecnologia Block é a BRS 1003IPRO, que foi desenvolvida pela Embrapa Soja com a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa. A BRS 1003IPRO é indicada para os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Além de preservar o potencial produtivo, a cultivar tem "moderada" resistência ao nematoide de galha Meloidogyne javanica e suporta bem as principais doenças da soja como o cancro da haste, mancha olho-de-rã e podridão radicular de fitóftora.

O ataque de percevejos, além de reduzir a produtividade, diminui a qualidade de subprodutos da soja, como o óleo e a ração animal. No caso dos produtores de semente, o problema é ainda maior, porque os percevejos afetam o vigor da semente, o que pode comprometer a qualidade das futuras lavouras.

As sementes da nova cultivar BRS 1003IPRO, obtidas por meio de melhoramento genético tradicional, devem estar disponíveis para o mercado já na próxima safra, ciclo 2019/20.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]