• Carregando...
Unidad e tem 300 m² de área biocontida, para realização de testes e diagnósticos com circuito completo de isolamento e definição do grau de multiplicação de microrganismos. | Divulgação
/Mapa
Unidad e tem 300 m² de área biocontida, para realização de testes e diagnósticos com circuito completo de isolamento e definição do grau de multiplicação de microrganismos.| Foto: Divulgação /Mapa

Dia 7 de dezembro será inaugurado do primeiro laboratório sul-americano de alta segurança para diagnóstico de doenças aviárias, como a gripe aviária e a doença de New Castle. A unidade fica dentro do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Campinas.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o local nível de biossegurança 3 AG (agricultura), o mais alto nível de biossegurança de análises de patógenos agrícolas e animais. Apesar de ser focado em diagnóstico de doenças do setor de aves, o novo laboratório poderá ser utilizado para diagnósticos de outras doenças animais, conforme a necessidade.

Contenção de vírus

A área de contenção que impede escapes de vírus chega a 300 metros quadrados. Essa área de isolamento permite executar de forma segura diagnósticos e testes de grau de multiplicação de micro-organismos. Com isso, fica mais fácil a identificação de qualquer emergência sanitária, destaca o Mapa.

Outra possibilidade da unidade é a referência de apoio a pesquisas acadêmicas, o que pode resultar em novas vacinas e métodos de detecção de doenças.

O Lanagro SP, onde foi instalada a nova unidade, já é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como um dos dez laboratórios do mundo a atuar como referência no diagnóstico da Influenza Aviária e Doença de Newcastle.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]