• Carregando...
 | Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo/Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo/Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo

A União Europeia incluiu mais 14 estados brasileiros na lista de locais que podem enviar carne processada para os países integrantes do bloco (ver lista abaixo). Os produtores nessas localidades podem vender a carne bovina in natura para as 77 indústrias brasileiras habilitadas a exportar o produto enlatado para países da União Europeia. O Paraná já possuía a autorização antes da atualização e manteve o status. As informações são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com o Mapa, a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) classificou a decisão da União Europeia como importante sobretudo pelo aumento de fornecedores brasileiros de matéria-prima para a exportação desse tipo de produto. O ministério informa que em 2015 o Brasil exportou 104,4 mil toneladas de carne industrializada. A receita gerada foi de US$ 633,58 milhões.

A União europeia, segundo a SRI, “fez um alinhamento dos requisitos sanitários com a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).” Ainda segundo o órgão, “o Brasil cumpre as regras da organização, que trabalha para que os países não imponham restrições sanitárias a produtos, em acordo com as regras internacionais.”

Estados que já tinham autorização

- São Paulo

- Minas Gerais

- Goiás

- Mato Grosso

- Mato Grosso do Sul

- Rio Grande do Sul

- Paraná

- Santa Catarina

- Espírito Santo

Estados que foram incluídos agora

- Distrito Federal

- Acre

- Rondônia

- Pará

- Tocantins

- Maranhão

- Piauí

- Bahia

- Ceará

- Rio Grande do Norte

- Paraíba

- Pernambuco

- Alagoas

- Sergipe

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]