• Carregando...
 | Josua© Teixeira/ Gazeta Do Povo
| Foto: Josua© Teixeira/ Gazeta Do Povo

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheceu, na semana passada, oito estados da região Nordeste como área livre de febre aftosa com vacinação. A condição sanitária atinge Alagoas, Maranhão, Paraíba, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e o norte do Pará.

De acordo com os setores de proteína animal da região, a medida irá impulsionar a pecuária local, principalmente o comércio de animais, pois o trânsito fica legalizado e caem as barreiras para os produtos lácteos. A certificação internacional também abre as portas das feiras agropecuárias mais importantes do Brasil, pois somente é permitida a participação do gado oriundo de regiões reconhecidas como livres da aftosa. Os rebanhos dos estados são compostos principalmente pelas raças zebu, holandês e girolando.

Apesar do anúncio da OIE, as autoridades sanitárias reafirmam a necessidade de continuar a vacinar os animais em maio e novembro. A meta agora é o atingir o posto de área livre de febre aftosa sem vacinação. Atualmente apenas Santa Catarina possui esse status sanitário no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]