• Carregando...
Confinamento no Maranhão. Estado ganha respeito sanitário internacional. | Foto: Christian Rizzi
Confinamento no Maranhão. Estado ganha respeito sanitário internacional.| Foto: Foto: Christian Rizzi

Sete estados do Nordeste e a região norte do Pará serão reconhecidos como zonas livres da febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O anúncio será feito entre 25 e 30 de maio, na Seção Geral da Assembleia Mundial de Delegados, realizada na França.

Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte receberão o reconhecimento sanitário da OIE. Eles se juntam a outros 14 estados brasileiros que já têm o mesmo status da entidade. No país, somente Santa Catarina é considerada livre da aftosa sem vacinação.

O Paraná espera se equiparar a Santa Catarina dentro de dois anos. Uma das medidas do governo estadual para conseguir o reconhecimento foi colocada em prática recentemente, com a abertura de concurso para a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e para o Emater. O objetivo é fortalecer o controle sanitário e reforçar a assistência técnica aos pecuaristas.

Além da extensão da zona de reconhecimento, outros assuntos importantes serão discutidos no encontro da OIE na França, como o comércio de animais e a qualidade dos serviços veterinários no mundo. O Brasil estará representado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, outros técnicos ligados à pasta e representantes de outros setores públicos e privados.

A assembleia é o conselho supremo da OIE, formado por delegados dos serviços oficiais de 178 membros, que se reúnem em encontros anuais. Eles discutem e adotam resoluções sobre a luta contra as principais doenças animais, em especial as de grande impacto na economia mundial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]