• Carregando...

A retomada da avicultura nacional, principalmente em função da queda no valor da ração, está se refletindo nos números do Paraná, maior produtor e exportador de frango do país. No mês de julho, as indústrias avícolas do estado abateram 128,75 milhões de cabeças de frango, quantidade que representa um recorde histórico de acordo com a série histórica do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar). Anteriormente, o maior volume mensal era de 127,05 milhões de cabeças em maio de 2012.

De acordo com o Sindiavipar, dois fatores permitiram a quebra do recorde. Como julho teve 31 dias, o número de dias úteis chegou a 23. O segundo motivo é que muitas indústrias funcionaram nos sábados.

A maior produção foi registrada na região Oeste do Paraná, que concentra oito indústrias avícolas, onde foram abatidas 42,52 milhões de cabeças (33%). O Sudoeste ficou em segundo lugar com 27,57 milhões de aves (21%). Apesar de reunir 11 empresas avícolas, a maior concentração do estado, o Norte abateu 26,27 milhões de aves (20%).

Além de superar a marca histórica, o processamento de frango no estado continua aumentando. Comparando julho com junho (116, 15 milhões de aves), o crescimento é de 10,85%. Considerando o mesmo período do ano passado, o aumento chega a 15,78%.

O aumento no abate de aves, ainda de acordo com o Sindicato, é reflexo do mercado aquecido para absorver a produção. A expectativa é de que a produção avícola siga em crescimento no segundo semestre, por causa das festas de final de ano, aumento nas exportações e a quantidade de dias úteis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]