• Carregando...

Desde o lançamento do pioneiro Fiat Palio Adventure, há 7 anos, o segmento de carros "aventureiros" não pára de crescer. Alguns apenas se maquiaram com acessórios off-road como Citroën C3 XTR, Renault Scénic, Kangoo Sportway e Ford Fiesta Trail. Outros passaram por modificações técnicas para também enfrentar terrenos fora-da estrada light como o VW CrossFox e as versões adventure do Palio, Doblò e Idea.

O segundo grupo, aliás, acaba de ganhar mais um representante: a Peugeot 206 Escapade. O nome, que deve ser pronunciado como se fosse no português, e não "escapeide" como no inglês, sugere ao consumidor dar uma "escapada" do cotidiano e da rotina e viver mais aventura.

A base é a da 206 Station Wagon, porém, o carro sofreu mudanças para oferecer uma boa performance tanto no asfalto quanto em pisos irregulares. As principais se concentram na suspensão, que se tornou independente nas quatro rodas e foi redesenhada para suportar maior esforço. O conjunto elevado deixou a Escapade 2,5 cm mais alta que a 206 SW e propiciou 24 cm de altura livre do solo.

A Peugeot supreendeu ao evitar tradicionais aparatos robustos como quebra-matos, estribos e estepes externos, apesar da popularidade deles. "São elementos perigosos para pedestres e para a estrutura do carro. O estepe por fora do porta-malas, por exemplo, compromete a estrutura do carro numa colisão e diminui em 15% a área de visualização traseira", diz Reinaldo Siffert, gerente de produtos.

Por dentro, as diferenças para a 206 SW são discretas. Destaque para a presença do alumínio na soleira, pedais e manopla do câmbio. De série traz ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, freios ABS, entre outros. Há ainda uma gama de 56 itens opcionais, como ar-condicionado digital, air- bag, sensor de estacionamento, kit viva voz com bluetooth e CD Player.

A Escapade vem equipada com motor 1.6 Flex que gera 113 cv de potência se abastecido com álcool e tem o preço sugerido de R$ 49.850. Estará disponível nas concessionárias a partir de 19 de outubro.

Ficha técnica

Motor 1.6 Flex 16 VPotência 110 cv (gas.)/ 113 cv (álc.)Torque 15,5 kgfm a 4.000 rpm Veloc. máxima 194 km/h0 a 100 km/h 11,3 segundosPorta-malas 313 litrosFreio a disco (ABS)Suspensão dianteira, independente McPherson; traseira, independente braço, arrastadoRodas 14 polegadasConsumo não fornecidoPreço R$ 49.850

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]