• Carregando...
Marcos Traad, diretor do Detran: número de cursos dobrou em 2011 | Paulo Rosa
Marcos Traad, diretor do Detran: número de cursos dobrou em 2011| Foto: Paulo Rosa

Noventa e quatro Cen­­tros de Formação de Con­­­­dutores do Paraná estão autorizados a ministrar os cursos de reciclagem para motoristas infratores, obri­­gatórios para quem teve a carteira de habilitação suspensa. O objetivo é ampliar a oferta de locais, datas e horários dos cursos, que continuam sendo ofertados também pelo Detran. As empresas são credenciadas pelo órgão, de acordo com uma série de critérios que pretendem garantir o controle da qualidade dos cursos e da frequência dos alunos.

"O objetivo é dar aos paranaenses alternativas aos cursos oferecidos regularmente pelo Detran, que não consegue ter turmas no mesmo ritmo das suspensões de carteiras de habilitação", disse o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad. "Mesmo tendo dobrado o número de cursos em 2011, não temos equipe e locais de atendimento suficien­tes para atender a demanda. Chegamos ao nosso limite e sozinhos não conseguiríamos prestar o servi­­ço para um número cada vez maior de motoristas suspensos."

No ano passado foram aber­­­­tas 55.022 vagas de reciclagem em todo o estado, aumento de 135% em compara­­ção com 2010. O número de instrutores para os cursos passou de 46 para 94 profissionais e atualmente as aulas são ofertadas em 45 unidades da autarquia.

Até o dia 4 de abril, a lista de CFCs autorizados trazia 59 autoescolas em Curitiba, 13 em Londrina, 9 em Maringá, 7 em Guarapuava e 6 em Cas­­cavel. O credenciamento continua aberto para empresas interessadas, que devem pro­­curar a Controladoria Re­­gio­nal de Trânsito. Com isso, o número de locais de aulas po­­de chegar a 900 em todo o estado e envolver cerca de 5 mil profissionais.

Para o presidente do Sin­­dicato dos Proprietários de Cen­­tros de Formação de Con­­­­dutores do Paraná, Jus­­ti­­no Rodrigues da Fonseca, a principal vantagem da descentralização é atender condutores que moram em cidades onde não há unidade do Detran. "As pessoas não precisarão se deslocar até outro município, pois farão as aulas no CFC mais próximo", disse.

Treinamento

Para ministrar os cursos de reciclagem, as autoescolas devem seguir o manual de procedimentos e todos os instrutores devem passar por treinamento com uma equipe do Detran.

O material didático usado nas aulas será aprovado pre­­­­viamente pelo Detran e a Coordenadoria de Educa­­ção para o Trânsito do De­­par­­ta­­mento vai programar uma série de palestras e work­­shops em conjunto com as empresas.

Todas as aulas serão gravadas, as imagens armazenadas em sistema informatizado e a presença dos alunos será confirmada por biometria, com verificação das impressões digitais no início e final das aulas.

No site www.detran.pr.gov.br, no menu Prestadores de Ser­­viço, link CFCs, é possível consultar a relação de Centros de Formação de Condutores que ofertam os cursos em cada cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]