• Carregando...
A design de interiores Carolina Ferraz não se arrepende de ter escolhido o Kia Soul na cor laranja | Antônio Costa/ Gazeta do Povo
A design de interiores Carolina Ferraz não se arrepende de ter escolhido o Kia Soul na cor laranja| Foto: Antônio Costa/ Gazeta do Povo

Inovação

Novo Uno é o pai da tendência

Se as cores vibrantes estão caindo no gosto dos motoristas, o principal responsável pela mudança de comportamento é o Novo Uno, da Fiat. Desde o lançamento, o modelo chegou as concessionárias em cores ousadas para o mercado brasileiro, tão acostumado com o preto e cinza. Bastou alguns meses para as novidades coloridas tomassem as ruas e forçassem novas estratégias da concorrência.

Os números do mercado compravam que a inovação da Fiat tem modificado o mercado automobilístico. Cerca de 60% dos veículos comercializados no Brasil são nas diversas tonalidades de cinza e prata. Já com o Novo Uno, a equação é contrária; apenas 40% dos veículos deste modelo são nos tons tradicionais. O vermelho é responsável por 20% da produção, enquanto que o verde box e o amarelo "grifa texto" contabilizam 10%, cada cor. Mensalmente, a Fiat comercializa, em média, 25 mil modelos de Uno, contabilizando o Novo Uno (60%) e o Uno Mille (40%).

  • A tendência das cores vivas começou com o novo Fiat Uno
  • O chinês Chery QQ chega ao mercado com cores diferenciadas

As ruas das grandes cidades estão mais coloridas. Há algum tempo, os tradicionais preto e prata, antes unanimidades entre os motoristas na hora de escolher um automóvel, têm dado lugar a cores mais modernas e vibrantes como o azul, ver­­de, amarelo e laranja. As no­­vidades já foram incorporadas aos portfólios dos modelos de muitas montadoras.

"É uma aposta que fizemos a longo prazo. O mercado precisa de um tempo para assimilar. Mas, é uma tendência e que vai entrar com maior volume em três anos", explica o gerente de marketing de produto da Ford, Eduardo Basso. Atual­mente, a marca inseriu as tonalidades vibrantes no portfólio de dois dos seus modelos; New Fiesta e Edge. O primeiro, por exemplo, pode ser encontrado em oito cores, nas quais duas são verde e azul. "As pessoas estão gostando. E, conforme forem entrando na plataforma mundial, novas cores poderão chegar ao Brasil", diz Basso.

Outra montadora que também está apostando nas cores vivas é a Kia. Foi na concessionária da marca que a design de interiores Carolina Ferraz com­­prou, em novembro passado, o seu Soul na cor laranja. A opção pela coloração ‘chamativa’ deve-se ao veículo, considerado um modelo conceito. "O Soul é um carro especial e merecia uma cor diferente, e não uma das cores óbvias", explica. "Sou cabeça aberta e não tenho medo de ousar".

Apesar do laranja estar no portfólio de opções da Kia, entre outras como verde pistache e perolado, Carolina precisou esperar 15 dias para receber o veículo, pois a marca não tinha pronta-entrega. As rodas do automóvel também receberam detalhes na mesma cor.

Cor vibrante

De acordo com Carolina, a escolha pela cor vibrante está muito ligada a sua profissão e aos seus gostos pessoais. A opção pelas tonalidades fortes também é presente nas suas roupas, sapatos e bolsas. "Dife­rente do curitibano que é conservador, eu estou sempre disposta a pegar algo diferente. Quando você compra um carro ou um acessório é você mesmo que tem que gostar. Eu estou adorando o meu Soul laranja", afirma a motorista que antes tinha um Vectra cinza.

Apesar da declaração de amor, a design de interiores já passou por situações engraçadas a bordo do seu veículo. Cer­ta ocasião, ao trafegar pelas ruas de Curitiba, uma pessoa na calçada levantou a mão fa­­zendo o tradicional gestão para chamar um táxi. "Mas também já recebi muitos elogios", ressalta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]