O nascimento do Shelby Mustang
Ex-criador de galinhas e ex-piloto de competição, Carroll Shelby é o responsável pela transformação do Mustang de um simples carro de série em um dos mais desejados "muscle cars" de todos os tempos.
Na década de 1960, Carroll Shelby foi convocado por Lee Iacocca, chefe de desenvolvimento do Mustang, para transformar o modelo em um carro de corrida vitorioso. Apesar de o Mustang ser popular, Iacocca acreditava que só a consagração do "pony car" nas pistas de corrida consolidaria o mito.
Além da experiência como piloto e do talento em mecânica, Carroll Shelby já havia trabalhado com motores Ford no desenvolvimento do mítico Shelby Cobra.
Em 17 de abril de 1964, Henry Ford II apresentou ao mundo o modelo que se tornaria um dos mais queridos pelos fãs de carros potentes: o Ford Mustang. A estreia ocorreu durante a Worlds Fair, realizada em Flushing Meadows, Nova York sim, há 48 anos. Na época, a ideia de Henry Ford II era de que o Mustang pudesse ser o "Thunderbird do trabalhador", pois o próprio Thunderbird figurava na categoria dos carros de luxo.
Embora o Mustang ostentasse um cavalo selvagem na grade dianteira, a inspiração para o nome veio de um avião usado durante a Segunda Guerra Mundial. John Najjar, executivo de estilo da Ford nos Estados Unidos, era fanático pelo caça P-51 Mustang e, por isso, o carro acabou ganhando o nome e o símbolo que mantém até hoje. O capô alongado, a traseira curta, as entradas de ar próximas às rodas traseiras e as linhas retas davam ao primeiro Mustang uma aparência imponente. Tanta elegância rendeu ao modelo o prêmio "Tiffany Award for Excellence in American Design", concedido pela famosa Tiffany & Co. Foi a primeira vez que a joalheria norte-americana premiou um carro com a medalha de ouro.
No dia do lançamento, 22 mil unidades do Mustang foram vendidas nas concessionárias Ford espalhadas pelos Estados Unidos. O visual, o desempenho e o preço do modelo US$ 2.368 o cupê e US$ 2.614 a versão conversível conquistaram de vez o público para uma nova categoria de veículo: a dos "pony cars".
Inspirada pelo lançamento do Mustang, a expressão "pony car" passou a ser usada para classificar carros compactos de preço acessível, visual diferenciado e performance esportiva.
O Mustang começou sua saga vitoriosa nas pistas de corrida. No segundo semestre de 1962, um protótipo do Mustang foi apresentado no Grande Prêmio de F1 dos Estados Unidos. O público presente no autódromo pode acompanhar o desempenho do carro pilotado por Dan Gurney. Um mês antes do lançamento, outro Mustang foi usado como pace car da Indianápolis 500. Ainda em 1964, o modelo chegou em 1.º e 2.º lugares de sua categoria no rali internacional Tour de France. Até dezembro de 1964, foram vendidas mais de 400 mil unidades do modelo. Em março de 1966, a Ford bateu a marca de 1 milhão de unidades produzidas. Nos últimos 48 anos, mais de 9 milhões de Mustangs foram vendidos no mundo.
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