• Carregando...
O executivo John Z. DeLorean produziu o carro na Irlanda do Norte, seguindo os traços do conceito de Giorgetto Giugiaro | Fotos: Divulgação/Arquivo
O executivo John Z. DeLorean produziu o carro na Irlanda do Norte, seguindo os traços do conceito de Giorgetto Giugiaro| Foto: Fotos: Divulgação/Arquivo
 |

Nike

Tênis entra na moda do filme

Os tênis não são parecidos com os usados por Marty McFly (Michael J. Fox) no filme, mesmo porque os chamados Dunk 6.0 SE DeLorean se baseiam diretamente no carro que entrou para a história. Seu exterior é prata "polido", assim como era o DMC-2. A sola tem as mesmas cores das luzes traseiras do modelo, enquanto as linhas pretas tentam imitar as uniões da carroceria.

A Nike vai fabricar apenas 1.000 pares do Dunk 6.0 SE DeLorean, que custará 90 dólares, algo que não soa tão caro. Mas nas mãos de colecionadores, em alguns anos estes tênis serão leiloados por milhares de dólares.

  • Réplicas do modelo utilizado nas filmagens também são comercializadas nos EUA
  • Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd) e Marty Mc Fly (Michael J. Fox) com o carrro no filme

Vinte cinco anos depois de ser criado, o DeLorean DMC-12 ainda é famoso por conta do filme "De Volta para o Futu­ro", onde o Dr. Emmett Brown (Chris­­topher Lloyd) e Marty Mc Fly (Michael J. Fox) viajavam no tempo em uma "máquina estranha", parecida com um automóvel, mas que nada mais é que este carro lendário, uma peça importante na história dos fabricantes independentes de automóveis.A história deste modelo começa quando um executivo da General Mo­­tors, John Z. DeLorean, desafiou a indústria automotiva quando decidiu fabricar seus próprios carros es­­portivos, os quais ele garantia que se­­riam "éticos". O local escolhido pa­­ra esta aventura do mundo real foi a Irlanda do Norte, para ser mais específico a cidade de Dummurry. Foi criado então o DMC-12. Um carro fei­­to de aço inoxidável, polido e sem pin­­­­tura. O criador do conceito era nin­­­­guém menos do que o mítico Gior­­­­getto Giugiaro. O desenho era fe­­nomenal, e as portas no estilo "asa de gaivota" faziam o carro parecer realmente de outro tempo, ou de ou­­tro planeta. Talvez por esta razão Robert Zemeckis tenha o colocado no filme.

A mecânica corria a cargo de um motor central de origem franco-sueca. Um PRV (Peugeot, Renault, Vol­vo) de seis cilindros em V de quase três litros e injeção de combustível Bosch K-Jetronic, novidade na época, mas convencional. O DMC-12 não era um foguete, seu desempenho era mediano. O carro era até mui­­to caro para o que era oferecido.

A ironia deste automóvel, cujo criador chamou de "ético", é que foram usados alguns meios muito pouco "éticos" para salvar a companhia da falência. Inclusive John Z. DeLorean foi acusado, julgado e preso por tráfico de drogas de mais de 25 milhões de dólares, e foi absolvido em 1984. O criador do DMC-12 morreu em 2005 e, além de desafiar os gigantes do mundo automotivos nos Estados Unidos, deixou criações consagradas como o Pontiac GTO.

Na curta vida da marca - 1981 e 1982 - foram produzidas 6.500 unidades. Mas hoje se pode comprar um DeLorean DMC-12 com zero quilômetro em uma produtora independente que comprou os direitos sobre a marca em 1997.

A marca DeLorean Motor Com­pany só pôde lançar um modelo em sua história, o DMC-2, que ficou co­­nhecido pela trilogia "De Volta pa­­ra o Futuro". Este ano, em que se co­­memoram 25 anos do lançamento do filme, estão sendo lançadas versões comemorativas do filme e produtos comemorativos, como os tênis exclusivos da Nike.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]