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CONVENCIONAIS - Honda Civic- Desde a linha 2012 o Honda Civic permite ao motorista utilizar a opção “Econ”, que é acionada por meio de um botão do lado esquerdo do painel. O mecanismo altera o funcionamento do controle eletrônico da injeção, ar-condicionado e piloto automático, o que, de acordo com a marca, possibilita um menor consumo de combustível com um comportamento do veículo mais linear, mas sem perda de potência. O sistema se mantém disponível na linha 2014 do sedã, que oferece os motores 1.8 e 2.0 e preços a partir de R$ 65.890 | Divulgação
CONVENCIONAIS - Honda Civic- Desde a linha 2012 o Honda Civic permite ao motorista utilizar a opção “Econ”, que é acionada por meio de um botão do lado esquerdo do painel. O mecanismo altera o funcionamento do controle eletrônico da injeção, ar-condicionado e piloto automático, o que, de acordo com a marca, possibilita um menor consumo de combustível com um comportamento do veículo mais linear, mas sem perda de potência. O sistema se mantém disponível na linha 2014 do sedã, que oferece os motores 1.8 e 2.0 e preços a partir de R$ 65.890| Foto: Divulgação
  • CONVENCIONAIS - VW Fox Bluemotion- O programa Bluemotion da VW traz a proposta de oferecer tecnologias que diminuem os impactos ao meio ambiente, com redução de consumo e emissão de gases poluentes, pneus com menor atrito, revestimentos de bancos que utilizam materiais recicláveis, orientações no painel para melhor condução, entre outros. O Fox Bluemotion traz motor 1.0 de 3 cilindros, que é 24 kg mais leve do que o de 4 cilindros. A potência chega a 82 cv e a economia de combustível, a 17%. O modelo custa R$ 34 mil
  • CONVENCIONAIS - Kia Picanto- Para auxiliar o motorista a dirigir de forma mais econômica o Kia Picanto conta com o sistema
  • ELÉTRICOS - Renault Twizy- O quadriciclo de dois lugares está em processo de testes no Brasil. Em outubro de 2013, a marca anunciou a produção de 32 unidades no Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos de Itaipu (CPDM-VE/IB), em Foz do Iguaçu. Os modelos chegam desmontados – em kits mecânicos – e seu uso é restrito à Itaipu e instituições parceiras do Programa Veículo Elétrico (VE). O propulsor elétrico gera 17 cv, com dois modos de autonomia: para 45 e 80 km
  • ELÉTRICOS - Nissan Leaf- Andar de carro elétrico no Brasil já é possível. Mas é preciso ir até São Paulo ou Rio de Janeiro e procurar por um dos poucos táxis Nissan Leaf que rodam nas duas cidades por meio de uma parceria entre a montadora japonesa e a Petrobras – a Polícia Militar de SP também tem o modelo na sua frota. O motor 100% elétrico tem potência de 110 cv e é alimentado por baterias de íons de lítio. A autonomia alcança 160 quilômetros. No Brasil, ele ainda passa por uma fase de experimentação, já no exterior contabiliza 100 mil unidades vendidas
  • HÍBRIDOS - BMW ActiveHybrid 3- Com 340 cv e 45,9 kgfm de torque máximo, o BMW ActiveHybrid 3 é um modelo que não abre mão do alto desempenho. Baseado no 335i, ele vem com um propulsor 3.0 biturbo, a gasolina, e um outro elétrico, de 55 cv. O carregamento da bateria se dá, principalmente, durante a marcha lenta ou frenagens, com o motor elétrico atuando como um gerador de energia. Já na aceleração, o propulsor assume a função de auxiliar do motor a combustão. Seu preço médio, segundo a tabela Fipe, é de R$ 298 mil
  • HÍBRIDOS - Ford Fusion Hybrid- O título atual de carro mais econômico do país é do Ford Fusion Hybrid, que teve sua segunda geração lançada por aqui em agosto do ano passado. Ele já chegou com a nota máxima do Inmetro. Segundo o programa de etiquetagem veicular do instituto, o Fusion Hybrid tem um consumo de 16,8 km/l de gasolina na cidade e 16,9 km/l na estrada. Os motor 2.0 a gasolina e outro elétrico (88 kW) geram uma potência de 190 cv. Para ter o Ford é preciso desembolsar R$ 125.990 (tabela de fábrica)
  • HÍBRIDOS - Toyota Prius -Lançado mundialmente em 1997, o Prius chegou ao Brasil no início do ano passado, já em sua terceira geração. O modelo é equipado com dois motores, um a combustão e outro elétrico e permite ao motorista escolher quatro modos de condução: Normal (utiliza os dois motores), EV (apenas o motor elétrico), Eco (redução no consumo de 8% a 20%) e PWR (aceleração com resposta até 25% maior). Segundo a Toyota, o Prius emite 44% menos CO2 do que um modelo convencional de mesma cilindrada. O carro tem preço tabelado em R$ 120.830
  • HÍBRIDOS - Lexus CT200h- A Lexus, divisão de luxo da Toyota, lançou em março do ano passado o CT200h. O hatch compartilha dos mesmos motores do Prius, o 1.8, de 99 cv, e o elétrico, de 86 cv, o que resulta na potência combinada de 136 cv. O câmbio também é o CVT de oito marchas usado pelo
  • HÍBRIDOS - Porsche Cayenne S Hybrid- Com um consumo médio de 12,2 km/l pode-se dizer que o modelo híbrido da Porsche é bem econômico para um motor 3.0 V6 Supercharger, de 333 cv. O carro ainda conta com um motor elétrico de 47 cv. A combinação gera 380 cv e faz o utilitário esportivo ir de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos. Os motores podem ser acionados em conjunto ou separadamente e trazem a função Start/Stop. O modelo é vendido sob encomenda pela importadora oficial da Porsche no Brasil, a Stuttgart Sportcar

Se em países como Estados Unidos, Japão e outros tantos na Europa os carros elétricos, com emissão zero de poluentes, já circulam normalmente pelas ruas, no Brasil a viabilização desses modelos mal engatinha.

Com as novas exigências do programa Inovar-Auto, que estabelece, entre outras questões, menores índices de poluição dos veículos para que se mantenham incentivos fiscais, as montadoras já demonstram interesse em trazer ao país carros 100% elétricos e novas opções de modelos híbridos. Mas, para isso, querem mais incentivos ou pelo menos desonerações na tributação.

Mas, enquanto as tecnologias de "primeiro mundo" não se concretizam por aqui, o jeito é adotar soluções para os modelos convencionais e torná-los um pouco mais amigos do meio ambiente. Alguns híbridos já rodam em nosso no mercado, unindo propulsores a gasolina com motores elétricos, mas ainda chegam por preços que não são para qualquer bolso. Modelos elétricos, então, só como experiência. Confira uma seleção de exemplares do segmento "verde" que circulam no Brasil.

Elétricos, Híbridos e Convencionais

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