• Carregando...

A Volvo atribuiu três funções aos dispositivos de segurança relacionados à dirigibilidade. Veja como funciona algumas dessas tecnologias.

Alerta para Sonolência ao Volante 1 – A câmera que monitora o movimentos dos olhos é capaz de medir o nível de distração do condutor. Caso a atenção dele fique dirigida por um tempo demasiadamente longo para outra coisa que não a estrada ou se esse desvio no olhar é freqüênte, o motorista será alertado por uma série de faixos de luz no painel de instrumento.

Alerta para Sonolência ao Volante 2 – Uma câmera registra as marcações da superfície da pista. Se o caminhão desviar do seu curso normal e estiver prestes a sair da estrada, sem que o "pisca" de direção seja acionado, o motorista é alertado por avisos sonoros e vibrações no volante. Se ele não tomar nenhuma atitude, o veículo automaticamente voltará à pista.

Assistente de Frenagem de Emergência auxiliar – Um radar posicionado na parte frontal da cabine faz a leitura de distância e velocidade do carro da frente. Se ele reduz ou pára bruscamente, o sistema aciona o freio, diminuindo o tempo de frenagem em um segundo, antes mesmo de o motorista perceber o que está ocorrendo e reagir ao perigo pisando no freio.

Apoio à Visibilidade – O sistema de apoio para "ponto cego" pode alertar a aproximação traseira de um carro em alta velocidade. Neste caso, um aviso sonoro, acompanhando de uma luz vermelha que fica piscando na coluna do pára-brisa, será acionado no momento em que o condutor do caminhão ativar a "seta" de direção e iniciar a manobra que cortará o caminho do veículo em questão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]