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 | Fotos: Divulgação
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A invasão de importados "made in China" e o consequente aumento na concorrência fizeram algumas empresas fabricantes de acessórios para carros adotarem uma nova estratégia para atrair o consumidor mais exigente: a homologação através das montadoras de automóveis. Desta forma, produtos como sensor de estacionamento, DVD player, pneus, revestimento em couro para bancos, entre outros, são submetidos a testes pelo departamento de engenharia das montadoras antes de ganhar o mercado e, se aprovados, passam a ser vendidos como acessórios originais de fábrica, recebendo, em muitos casos, o logotipo da marca automotiva.

Muitos destes equipamentos vão parar nas prateleiras das próprias concessionárias. Com o crivo das montadoras, surgem algumas vantagens não encontradas em produtos similares e "alternativos". "Em primeiro lugar, a preservação da garantia de fábrica do veículo, já que a montadora autoriza e recomenda sua instalação. Além disso, o consumidor estará seguro em relação à qualidade, performance, durabilidade e perfeita adequação do acessório ao seu modelo de veículo", salienta Frank Sauer, da Argos Autotech – que presta consultoria e assessoria a Clarion e a Bantec, duas fabricantes de acessórios para carros, que têm homologados itens como CD e DVD players e revestimentos em couro e capas em neoprene para bancos automotivos, além de capas em vinil para proteção de estepes fixados externamente.

Outra vantagem apontada por Patrícia Cavallari, gerente de Acessórios da CCV, autorizada Chevrolet em Curitiba, é que muitos produtos são específicos para cada carro, ou seja, não requerem adaptações ou alterações na estrutura original do veículo. "Comercializamos os alarmes da Pósitron, que já trazem conectores originais para a instalação no Celta, por exemplo. Não é preciso mexer na fiação. Assim não se perde a garantia de fábrica (no caso do alarme é de três anos)", ressalta. Na linha de personalização, a Keko e a Bepo aparecem como fornecedoras homologadas de itens como para-choque de impulsão, estribos e santantônio para picapes e camionetes.

Há equipamentos que, pela exclusividade, atraem o interesse da montadora. É caso do sensor de estacionamento para para-choques metálicos que a Dalgas colocou no mercado brasileiro no início deste ano. Não demorou e a Nissan fechou parceria com a fabricante para equipar a Nova Frontier. "Os acessórios homologados envolvem muito tempo e investimento por parte da empresa. Com isso, o consumidor tem dupla garantia: da montadora e do fornecedor", destaca Guillermo Moane, gerente comercial da Dalgas.

A homologação dos produtos pode levar de seis meses a três anos. "Depende da origem e característica do acessório, se voltado ao design interno ou externo, com ênfase maior na função meramente estética; se envolve a segurança do veículo como um todo; se atua ou interage com a parte elétrica do veículo", explica Frank Sauer.

De acordo com os fabricantes de acessórios, o processo de homologação é uma tendência cada vez maior. Na opinião de Moane, atualmente o consumidor preocupa-se muito em ter a garantia da concessionária, montadora ou distribuidora no Brasil, o que assegura a originalidade do veículo, evitando possíveis problemas. "As empresas buscam, também, vincular cada vez mais sua marca às montadoras com a finalidade de comprovar a elevada qualidade de seus produtos ao consumidor final", justifica.

Com isso, além do atendimento às montadoras e suas redes autorizadas, os fabricantes possuem alguns produtos específicos direcionados ao mercado aberto. "Normalmente os de tecnologia de ponta ou até experimental, que são desenvolvidos justamente para este mercado externo ávido por novidades", salienta Sauer.

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