• Carregando...
 | Reprodução
| Foto: Reprodução

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é uma das quatro instituições brasileiras que disputarão o Shell Eco-marathon Americas 2015, a partir desta sexta-feira (9) até domingo (12), em Detroit (EUA). Ao todo são 144 entidades educacionais das Américas (Brasil, Canadá, Guatemala, México e Estados Unidos), reunindo mais de 1 mil estudantes dos ensinos médio e universitário.

As outras representantes do país são Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, e Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI-MG).

Esta é a maior disputa de eficiência energética estudantil ao redor do mundo. “A competição tem o objetivo de fomentar nos futuros engenheiros a capacidade de colocar em prática tudo o que estão aprendendo na universidade”, comenta Leíse Duarte, gerente de Investimentos Sociais da Shell Brasil.

A prova consiste em dirigir um protótipo movido a bateria e desenvolvido pelos alunos a maior distância possível usando o mínimo de energia. Na Europa, a disputa acontece há 30 anos. Nas Américas, esta será a 9.ª edição e a primeira na capital da indústria automotiva.

Em 2014, quando a competição ainda era realizada em Houston (EUA), o time da UNIFEI conquistou o terceiro lugar na categoria protótipo e bateria elétrica com a marca de 264,44 km percorridos por kilowatt/hora – o que equivale rodar quase a distância entre Curitiba e Florianópolis com uma única bateria. Mais informações: www.shellecomarathon.us.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]