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| Foto: Newspress / Divulgação

A maior feira automotiva do planeta exibe mais de 200 lançamentos e alguns deles já estão com o passaporte carimbado para o Brasil. Nos últimos anos o mercado nacional tornou-se estratégico para as grandes montadoras, que, apesar da crise que o país atravessa, mantêm os planos de investimento e as novidades programadas para estrear em breve. Muitas figuram como estrelas nos estandes do evento alemão. A mostra, que faz rodízio anual com o Salão de Paris, prossegue até o dia 27 de setembro no Messe Frankfurt, um gigantesco parque de exposições que reúne dez pavilhões.

BMW X1

Fotos: Renyere Trovão/Gazeta do Povo

É a montadora que mais novidades apresenta para o mercado brasileiro em Frankfurt. A marca confirmou a importação do recém-lançado Série 7 para o Brasil e a produção até o início de 2017 do reestilizado Série 3 e da segunda geração do X1 na fábrica de Araquari (SC). O novo X1, no entanto, chega antes, já no próximo ano como importado, estreando o motor 1.5 turboflex, com 3 cilindros.

Audi A4

Fotos: Renyere Trovão/Gazeta do Povo

Para todos os lados que se olha no espaço da Audi é possível visualizar o A4, que na Europa tem o sobrenome de Limousine, e suas variantes S4 (esportiva) e Avant (perua), inclusive pendurado numa parede. A nova geração do carro traz mudanças visuais discretas, porém está maior e mais tecnológico para se distanciar do irmão menor A3 Sedan, que virou um sucesso.

Destaque para o Audi Virtual Cockpit – que estreou no TT e substitui o painel de instrumentos por uma tela LCD de 12,3”. Os motores 1.8 deram lugar ao 2.0 TFSI, com potências que variam de 190 ou 252 cv, associado à caixa automatizada de sete marchas e dupla embreagem S-Tronic. O lançamento no Brasil será em 2016.

VW Tiguan

Kai Pfaffenbach/Reuters
Renyere Trovão/ Gazeta do Povo

A nova geração do SUV Tiguan é apresentada com pompa pela Volkswagen. A marca confirmou a ida do carro para o Brasil e a boa notícia é que deixará de ser feito na Alemanha para sair diretamente do México, sem a pesada taxa de importação. Isso significa, na teoria, uma redução no preço. Mas, é possível que apenas a versão de 7 lugares seja vendida no país, segundo cogitou o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels. A montadora prevê as vendas no país só a partir de 2017.

Mercedes-Benz GLC e S Cabrio

Fotos: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo

Assim como a BMW, a Mercedes-Benz também não poupou novidades para o Brasil. Da nova família de SUVs estão confirmados o GLE, que chega no início de 2016, e o GLC - antes conhecido como GLK - , que aparecerá alguns meses depois.

Outra estreia é o Classe S Cabrio, primeiro conversível da família em 40 anos, considerado pela marca como a cabriolet mais confortável do mundo. O carro seguirá a tradição do modelo que fez sucesso na década de 1960, mas, é claro, enriquecida com modernas tecnologias. A novidade contará com os sistemas Aircap, de proteção contra o vento, e Airscarf, para aquecimento do pescoço. Ele está programado para entrar no mercado nacional também na primeira metade do ano que vem.

Até a Smart, que integra o grupo Daimler, estuda a importação de ForTwo ou ForFour.

Ford Edge e Ranger

Renyere Trovão/Gazeta do Povo
Fotos: Renyere Trovão/Gazeta do Povo
Renyere Trovão/Gazeta do Povo

Apresentado no Salão de Detroit, no início do ano, a nova geração do crossover Edge faz sua estreia para o público europeu. Ele começará a ser importado para o nosso mercado no início de 2016. Terá duas opções de motor 2.0, sempre diesel, que renderão 180 cv ou 210 cv. Até o fim do primeiro trimestre é a vez da nova picape Rager ser lançada no país. Em Frankfurt, ela é mostrada com o bloco já disponível na linha atual, um 3.2 diesel, de 200 cv. Ambos os modelos usam câmbio automático de seis marchas.

Fiat 500

Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
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A presença do novo 500 no Brasil ainda é uma incógnita, como também a sua produção local. Para viabilizar preços mais interessantes seria necessário que ele saísse do México, mas há rumores de que a sua produção possa ser restrita à Europa, o que dificultaria o comércio no Brasil devido ao alto preço pago na importação. O 500 reestilizado ganhou faróis e lanternas redesenhadas e luzes diurnas em led, além de detalhes cromados na grade. As luzes de neblina e de ré foram reposicionadas nas extremidades do novo para-choque.

Kia Sportage

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Completamente reformulado, o Kia Sportage debutará a 4.ª geração para os brasileiros em 2016, mas ainda sem uma data definida. O modelo está mais longo do que o antecessor, oferecendo maior espaço interno aos ocupantes, e conta com uma versão com pacote esportivo GT Line. Os faróis deixam de ser integrados com a grade dianteira e são posicionados mais acima.

Jaguar F-Pace

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O primeiro utilitário esportivo da marca inglesa estreia no Brasil até julho de 2016, com preço inicial de R$ 300 mil. A valor se refere à versão Ingenium, que adotará o novo motor 2.0 a diesel, de 180 cv e 43,8 kgfm de torque. Já a topo de linha não teve o valor divulgado, apenas que trará sob o capô o propulsor 3.0 V6 a gasolina, de 380 cv e 45,8 kgfm. O câmbio é automático de oito marchas. A expectativa da marca é reeditar com o F-Pace o mesmo sucesso conquistado pelo Evoque na Land Rover.

MINI Clubman

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A nova geração do MINI Clubman chega ao Brasil até o fim deste ano. Na Europa, o lançamento está previsto para outubro. A estrela da marca britânica na feira tem como principal mudança a adoção de quatro portas, uma vez que o antecessor tinha apenas três com a porta traseira menor e com abertura suicida. O modelo tornou-se o maior modelo da MINI em produção atualmente, superando o Countryman.

O Clubman passa a trazer freio de estacionamento elétrico e regulagem elétrica para os bancos. São três opções de motores: a versão de entrada vem com1.5, de três cilindros e 136 cv, enquanto a S possui o 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros e 192 cv. Há ainda o 2.0, de quatro cilindros a diesel e 150 cv. A transmissão pode ser manual de seis marchas ou automático de oito velocidades.

*O jornalista viajou a convite da Anfavea
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