• Carregando...
Dianteira ganhou para-choque mais agressivo com tomadas de ar para resfriar os freios. O A1 Sport, com turbo e compressor, tem motor 1.4 de 185 cv | Divulgação/Audi
Dianteira ganhou para-choque mais agressivo com tomadas de ar para resfriar os freios. O A1 Sport, com turbo e compressor, tem motor 1.4 de 185 cv| Foto: Divulgação/Audi

Ao volante

Disposição e ronco de carro grande

Ao acelerar, a diferença do Sport para o A1 de entrada impressiona. O compacto mostra vigor para acompanhar carros maiores – como o Audi S5 que puxava a fila durante o test drive feito em rodovias pela região de Campinas. O motor é um 1.4 ‘comum’ se o motorista rodar abaixo de 2.000 rpm, mas vira um "veneno" ao pisar com vontade, alcançando a faixa dos 6.000 giros sem reclamar.

Para quem gosta de ouvir um ronco nervoso vindo por debaixo do capô, a Audi instalou na cabine um sonorizador que amplia o ruído do propulsor a bordo. Em certos momentos, com o bloco ‘cheio’, o barulho lembra o de um motor V6 ou V8.

Apesar de a suspensão se mostrar uma pouco maleável, ou não dura suficiente para fazer o carro "grudar" no chão, as respostas nas ultrapassagens e o desempenho nas curvas são interessantes. A Audi anunciou que o consumo na estrada é de 19,6 km/l, mas o indicador do painel durante o teste apontou 15,3 km/l, o que não é nada mal, considerando que pisamos fundo em alguns trechos. Talvez com ar-condicionado desligado e a 80 km/h o compacto chegue perto do valor de fábrica.

  • Traseira com spoiler e detalhe em cinza no para-choques. Ponteira do escape é dupla e cromada
  • De série, computador de bordo, sistema multimídia e bancos esportivos. O GPS é opcional

Acelerar um Audi A1 signi­­fica se divertir ao volante graças à esperteza do motor 1.4 turbo, de 122 cavalos. Mas, para quem pretende ir além dessa diversão e quiser acrescentar uma dose de adrenalina, a marca das quatro argolas oferece agora no Brasil a versão Sport do compacto premium. São 63 cv a mais de potência, totalizando 185 cv, suficientes para tirar o mo­­delo da inércia e levá-lo aos 100 km/h em menos de 7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 227 km/h.

O segredo para transformar o A1 tradicional em um "foguetinho" está no sistema inédito de sobrealimentação duplo: um compressor mecânico trabalha em regimes de menores rotações e complementa o fôlego dado pela turbina. O propulsor também utiliza uma tecnologia para recuperar energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria. Quando o carro acelera, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador.

Com a cavalaria ampliada e o limite de giro aumentado (ele passa dos 7.000 rpm), a marca teve de reforçar certas partes do motor, como as bielas e pistões, para aguentar o "tranco" extra. Exigiu ainda mudanças nas relações de marcha do câmbio semi-automático S-Tronic de sete marchas e dupla embreagem. Há ainda comando manual na alavanca ou pelas borboletas no volante.

Visualmente, o carro ganhou novos para-choques (o dianteiro recebeu entradas de ar para refrigerar os freios), frisos e spoiler traseiro. As rodas de 17 polegadas também são exclusivas.

A variante começa em R$ 109.900. De série, oferece entre outros equipamentos, direção elétrica, seis airbags, faróis bixenônio (com luzes diurnas em led), sensor de luz e de chuva e sistema eletrônico de estabilização (ESP), que inclui um bloqueio eletrônico do diferencial (EDS).

Há ainda um pacote opcional Conforto, cujo preço não foi revelado, para adicionar ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro e piloto automático. E um Conforto Plus, também sem preço definido, para incluir o botão de partida no console, GPS com tela de 6,5" e sistema de som Bose. O preço, neste caso, passa dos R$ 130 mil

O A1 Sport é uma boa pedida para o motorista que gosta de acelerar fundo e não quer ter o bolso reclamando com visitas frequentes ao posto de combustíveis. O modelo é econômico: percorre em média 16,9 km por litro de gasolina, mas pode passar dos 20 km/l rodando na estrada sem pisar pesado no acelerador, segundo a Audi.

Estratégia

Marca alemã quer fechar ano com 20 novidades

O A1 Sport é a 15ª novidade da Audi no Brasil apenas este ano e faz parte da estratégia da marca em expandir sua gama de opções no país. Durante o lançamento do compacto, modelo que representa 1/3 das vendas da empresa alemã no mercado brasileiro, foram mostrados também os recém-lançados A5 Sportback (R$ 163.900), A5 Coupe (R$ 202.700) e A5 Cabriolet (R$ 229.700), além de suas variantes esportivas S5 Sportback (R$ 355.900), S5 Coupe (R$ 360.900) e S5 Cabriolet (R$ 387.900). Na foto, o Audi A5 Sportback, que é uma das novidades da marca em 2012.

Entre novos produtos e reestilizações, o objetivo é fechar 2012 com 20 versões inéditas por aqui. "Enquanto o mercado de importados encolheu cerca de 40% de janeiro até agora, por conta do IPI majorado no fim de 2011 [para modelos fabricados fora do Mercosul e México], a Audi cresceu 13% no mesmo período em número de vendas. O que significa que não erramos em apostar nesta expansão do portfólio", disse Leandro Radomile, diretor de Marketing e Vendas e que em breve assumirá a presidência da Audi no Brasil. Para ele, essa estratégia foi definida antes mesmo de o governo anunciar ao aumento do imposto em setembro de 2011. "A nossa intenção é diminuir cada vez mais o tempo de lançamento de um produto entre o mercado europeu e o brasileiro", concluiu.

* O jornalista viajou a convite da Audi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]