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Lançado com pompa no Salão de Paris em 2010, o modelo que agora chega no Brasil é mais um exemplar do segmento dos “cupês quatro portas” | Divulgação/Audi
Lançado com pompa no Salão de Paris em 2010, o modelo que agora chega no Brasil é mais um exemplar do segmento dos “cupês quatro portas”| Foto: Divulgação/Audi

Avaliação

Modelo é para quem gosta de acelerar

Para impulsionar o A7, a Audi lançou mão de um motor 3.0 TFSI V6 a gasolina de 300 cv de potência e torque (força) de 44,9 kgfm. A sua tecnologia inclui recuperação de energia e o sistema start-stop, que o desliga automaticamente no caso de congestionamentos. O carro é equipado com tração nas quatro rodas Quattro e câmbio S-tronic, de dupla embreagem e sete velocidades, que podem ser trocadas por borboletas na coluna de direção.

Com todo esse aparato não é de se estranhar que o A7 seja um automóvel formidável de conduzir. A baixa velocidade, o modelo demonstra seu isolamento acústico com o silêncio quase que absoluto. Ao pisar fundo no acelerador o motor mostra a força de seus 300 cv ganhando muita velocidade em pouco tempo. Segundo a marca, o modelo vai do 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos e pode continuar acelerando até os 250 km/h, velocidade máxima limitada.

A dirigibilidade, embora o carro tenha quase 5 metros de comprimento e pese 1.770 (vazio), é tão agradável quanto a de um modelo esporte compacto da Audi. Em velocidades mais elevadas, a sensação de segurança aumenta por conta da suspensão regulável – modos Confort, Dynamic e Individua –, que o torna muito estável nas curvas, e pelos largos pneus na medida 255/40 R19.

  • As duas saídas de escape denunciam a verdadeira vocação do motor V6. A velocidade máxima do carro é limitada em 250 km/h
  • Ao dar a partida, uma tela de LCD de 12

Depois de ter sido lançado no Salão de Paris em outubro do ano passado, o cupê de quatro portas A7 Sportback começa a ser vendido no Brasil. Com mo­­tor V6 3.0 de 300 cv de potência e preço inicial de R$ 323.900, o carro completa a gama da marca alemã ao ficar posicionado entre os modelos A6 e A8. Seus principais concorrentes no mercado nacional são o BMW Série 5 GT e o Mercedes-Benz CLS 350.

Apesar do preço, o primeiro lote de 10 unidades do A7 já foi todo vendido, duas das quais em Curitiba, e a expectativa da Audi é entregar 150 carros até o fim do ano. Como opcionais, a marca oferece um pacote contendo itens tecnólogicos de segurança (R$ 20 mil) e sistemas de som Bose (R$ 8 mil) ou Bang & Olufsen (R$ 36 mil).

O A7 mede 4,97 m de comprimento, 1,91 m de largura e apenas 1,42 m de altura. O porta-malas oferece 535 litros, que pode chegar a 1.390 litros com o banco traseiro rebatido. E o modelo se destaca pelo bonito visual. A começar pela grade frontal hexagonal, já vista nos modelos A1, Q3 e A3 Concept. Outros pontos de destaque são os retrovisores esportivos que saem das portas, os faróis com LED em todas as funções e vincos laterais que vão da parte dianteira à traseira do carro.

Por dentro, o A7 lembra muito o seu irmão mais velho, o A8, com execeção do painel de instrumentos, que agora é totalmente voltado para o motorista, e os bancos traseiros, desenvolvidos para acomodar bem os passageiros em função do teto abaulado.

Segurança

Além do tradicional luxo da marca alemã, o A7 oferece equipamentos de segurança da última geração para ajudar o motorista a reagir mais rapidamente a situações de emergência. É o caso do head-up display, que projeta no para-brisa informações importantes referentes à condução, como velocidade e regulagem do controlador de velocidade, por exemplo. E o Night Vision, assistente de visão noturna que, com base no calor do corpo, consegue marcar uma pessoa em vermelho a uma distância de 150 metros e reconhecê-la a até 300 metros com o propósito de prevenir atropelamentos.

Outro equipamento útil so­­bretudo em viagens é o Adaptive Cruise Control, que regula a velocidade de modo a manter uma distância segura do veículo da frente.

O jornalista viajou a convite da Audi

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